DETERMINANTES SOCIAIS E MORTALIDADE POR CÂNCER DE BOCA EM DIFERENTES MUNICÍPIOS DA BAHIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v23i3.59571

Palavras-chave:

Determinantes Sociais da Saúde, Neoplasias Bucais, Mortalidade

Resumo

Introdução: As taxas de mortalidade por câncer de boca podem ser influenciadas por diversos fatores. Objetivo:Analisar a associação entre determinantes sociais e a taxa de mortalidade por câncer de boca em municípios da Bahia de 1997 a 2017. Metodologia: Trata-se de um estudo ecológico realizado através de um conjunto de dados em painel. A taxa de mortalidade foi calculada por 100 mil habitantes e os determinantes sociais foram representados pela taxa de analfabetismo, porcentagem da população masculina, número de leitos por mil habitantes, renda média domiciliar per capita e índice de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza. Resultados: Foi realizada análise descritiva da série temporal das taxas de mortalidade, avaliada a heterogeneidade das taxas em função do espaço e tempo, bem como a caracterização dos determinantes sociais por municípios. A análise para verificação da associação foi realizada utilizando o modelo multivariado de regressão binomial negativa, através da regressão de Poisson. Durante o período estudado ocorreram 2083 óbitos por câncer de boca em 17 municípios da Bahia. Na análise de associação foi verificado que municípios com aumento da taxa de analfabetismo, apresentaram redução da taxa de mortalidade por câncer de boca (p=0,00) e aqueles com aumento da proporção de homens, também apresentaram aumento nas taxas de mortalidade (p=0,03). Conclusão: Notou-se que os municípios de grande porte baianos apresentaram altas taxas de mortalidade por câncer de boca, demonstrando uma associação negativa da taxa de mortalidade com a taxa de analfabetismo e uma associação positiva com a porcentagem da população masculina.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marília de Matos Amorim, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Mestre e Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Daniel Deivson Alves Portella, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Mestre e Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Igor Ferreira Borba de Almeida, Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF)

Professor da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (UNEF), Mestre e Doutorando em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Carlos Alberto Lima da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISC-UFBA) Doutor em Saúde Comunitária pelo Instituto de Saúde Coletiva (UFBA)

Valéria Souza Freitas, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)

Professora Adjunta da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e doutora em Ciências Odontológicas (Patologia oral) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

2025-01-09

Como Citar

Amorim, M. de M. ., Portella, D. D. A. ., Almeida, I. F. B. de ., Pires, A. L. P. V., Silva, C. A. L. da ., & Freitas, V. S. . (2025). DETERMINANTES SOCIAIS E MORTALIDADE POR CÂNCER DE BOCA EM DIFERENTES MUNICÍPIOS DA BAHIA. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 23(3). https://doi.org/10.9771/cmbio.v23i3.59571

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)