Bioimpedância Elétrica Na Análise Da Composição Corporal De Mulheres Usuárias E Não Usuárias De Hormônios Exógenos Ao Longo Do Ciclo Menstrual
Palavras-chave:
Análise de Bioimpedância, Avaliação Corporal, Saúde da MulherResumo
Introdução: A análise de bioimpedância elétrica (BIA) é uma técnica amplamente utilizada para avaliar a composição corporal, sendo acessível e não invasiva. O conhecimento da composição corporal é vantajoso para a individualização e otimização de protocolos para emagrecimento e redução de medidas corporais. No entanto, o corpo feminino parece sofrer alterações na composição corporal frequentemente associadas ao ciclo menstrual. Objetivo: O objetivo principal é determinar se as alterações hormonais durante o ciclo menstrual ou a administração de hormônios exógenos impactam as medições de composição corporal obtidas por BIA. Metodologia: O estudo foi realizado com 30 mulheres em idade reprodutiva, com ciclos menstruais regulares, divididas em dois grupos: usuárias de hormônios exógenos e não usuárias. Os testes de BIA foram realizados em quatro momentos distintos considerando um ciclo menstrual de 28 dias. Foram analisados à massa corporal, massa muscular total, percentual de gordura corporal total e índice de massa corporal. Resultados: Os resultados mostraram que as variações hormonais ao longo do ciclo menstrual e o uso de hormônios exógenos não tiveram um impacto significativo na composição corporal, conforme medido pela BIA. Conclusão: As variações hormonais e o uso de hormônios exógenos não afetam significativamente a composição corporal das mulheres, conforme medido pela BIA. Recomenda-se que futuras pesquisas considerem amostras maiores e metodologias mais precisas para identificar as fases do ciclo menstrual e controlar fatores como hábitos alimentares e níveis de atividade física.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Ciências Médicas e Biológicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.