Estudo da prevalência de Leishmaniose Tegumentar Americana com repercussão na cavidade bucal no município de Alagoa Grande (PB)

Auteurs

  • Ana Carolina Lyra de Albuquerque UFCG
  • Jozinete Vieira Pereira UEPB
  • João Frank Dantas de Oliveira UFPB
  • Sérgio Henrique Gonçalves de Carvalho UFPB
  • Viviane de Almeida Sarmento UFBA
  • Cristina Ruan Ferreira de Araújo UFCG
  • Daniel Furtado Silva COESP

DOI :

https://doi.org/10.9771/cmbio.v9i2.4941

Mots-clés :

leishmaniose – cavidade bucal – prevalência.

Résumé

O objetivo desta pesquisa foi estudar a prevalência da leishmaniose tegumentar americana com repercussão na cavidade bucal, no município de Alagoa Grande (Paraíba), no período compreendido entre 1996 e 2004. Foi utilizada, para a pesquisa, a verificação das fichas clínicas da Leishmaniose Tegumentar, na Secretaria da Saúde da referida cidade, onde se observou a existência ou não de repercussão nasobucofaríngea. 53 pacientes apresentaram Leishmaniose Tegumentar Americana, 64% eram do sexo masculino, na faixa etária entre 20 e 24 anos e mais de 65 anos; 45,16% eram analfabetos, 96,2% apresentaram lesões cutâneas, 3,8% lesões na mucosa, 3,8% apresentaram repercussões bucais, 100% realizaram a Intradermorreação de Montenegro para confirmar o diagnóstico clínico, e 61,29% faziam uso de antimonial penta valente. O índice de prevalência mucoso foi de 0,67 casos para cada 10.000 habitantes. Concluiu-se que estudos de prevalência demonstram a real situação da epidemiologia no país, havendo a necessidade de os cirurgiões-dentistas observarem as características regionais de cada afecção como forma de melhor diagnosticá-las. A Leishmaniose Tegumentar no município de Alagoa Grande, Paraíba, demonstra bem essa necessidade, devido às suas características epidemiológicas.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2010-01-01

Comment citer

Albuquerque, A. C. L. de, Pereira, J. V., Oliveira, J. F. D. de, Carvalho, S. H. G. de, Sarmento, V. de A., Araújo, C. R. F. de, & Silva, D. F. (2010). Estudo da prevalência de Leishmaniose Tegumentar Americana com repercussão na cavidade bucal no município de Alagoa Grande (PB). Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 9(2), 108–112. https://doi.org/10.9771/cmbio.v9i2.4941