Retratamento endodôntico não-cirúrgico de incisivo central superior com periodontite apical crônica associada à reabsorção externa inflamatória

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.9771/cmbio.v23i3.57267

Mots-clés :

Periodontite Apical, Reabsorção de Dente, Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico, Retratamento, Endodontia

Résumé

Resumo
Introdução: falhas associadas ao tratamento endodôntico primário estão relacionadas à persistência da periodontite apical. Como resposta inflamatória a bactérias e seus subprodutos, a reabsorção externa inflamatória é iniciada pela reabsorção do cemento, estando presente na maioria dos dentes com sinais radiográficos de periodontite apical. O retratamento endodôntico não cirúrgico consiste na remoção do material obturador do sistema de canais radiculares, a fim de remodelá-lo e desinfectá-lo. Objetivo: o objetivo deste estudo é apresentar um caso de retratamento endodôntico não cirúrgico envolvendo um incisivo central superior direito com sinais de periodontite apical associada à reabsorção externa inflamatória, utilizando diferentes técnicas e materiais. Relato: o caso envolve paciente com 25 anos, com histórico de trauma, quando criança, nas unidades 11 e 12, tendo realizado tratamento endodôntico em ambas. A tomografia evidenciou uma imagem hiperdensa em canal radicular, sugestiva de material obturador, e imagem hipodensa em ápice radicular, sugestiva de lesão periapical, além de irregularidade no ápice radicular da unidade 11, compatível com reabsorção externa. Para desobturação do conduto, magnificação, brocas gates, limas manuais, mecanizadas e insertos ultrassônicos foram utilizados. O preparo químico-mecânico envolveu a utilização de limas e hipoclorito de sódio, além da execução de protocolo de agitação. Através da técnica híbrida de Tagger e cimento obturador AH Plus, o canal foi obturado. O paciente foi encaminhado para os ambulatórios de reabilitação oral e, após 6 meses, controles clínico, radiográfico e tomográfico foram realizados, evidenciando a regressão dos quadros apresentados. Conclusão: o retratamento endodôntico não cirúrgico mostrou-se uma alternativa efetiva para casos de periodontite apical crônica associada à reabsorção externa inflamatória.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2025-01-09 — Mis à jour le 2025-01-14

Versions

Comment citer

Diamantino, L., Andrade Brito , M. ., Rocha Donato , T. ., Margarida Crusoé Rocha Rebello, I., Mota Campos Mariano Chompanidis, M. ., & Gala-García , A. (2025). Retratamento endodôntico não-cirúrgico de incisivo central superior com periodontite apical crônica associada à reabsorção externa inflamatória. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 23(3). https://doi.org/10.9771/cmbio.v23i3.57267 (Original work published 9 janvier 2025)