Cenário epidemiológico, estrutural e espacial da ocorrência de Covid-19 em uma região de saúde, na Amazônia brasileira

Auteurs

  • Edlainny Araujo Ribeiro Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP https://orcid.org/0000-0001-6935-3400
  • Alex Nicolella Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida
  • Ulisses Viana Mourão Sobrinho Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida

DOI :

https://doi.org/10.9771/cmbio.v23i3.58116

Mots-clés :

Perfil de Saúde, Covid-19, Mortalidade, Infraestrutura Sanitária, Estratégias de Saúde

Résumé

Introdução: A Covid-19, pode causar complicações sistêmicas, resultando em números alarmantes de óbitos em nível global, sobrecarregando os sistemas de saúde. Objetivos: Caracterizar o perfil epidemiológico, a distribuição espacial de óbitos por Covid-19 e a capacidade estrutural dos serviços assistenciais, em uma região de saúde no Estado do Pará. Materiais e métodos: Estudo analítico ecológico, baseado em dados públicos clínico-epidemiológicos referentes aos casos e óbitos de Covid-19 (período de 2020 a 2023). Aplicou-se testes estatísticos descritivos e inferenciais para a análise dos dados. Resultados: Detectou-se 71.036 casos de Covid-19 na região em estudo, destes, 1.2% evoluiu para o óbito. A distribuição espacial evidenciou que Redenção apresentou o maior número de casos a cada 1.000 habitantes e foi o munícipio com a maior taxa de óbitos (3.5/1.000 habitantes). Já a cidade de Xinguara apresentou a maior taxa de letalidade (1.6%). Além disso, observou-se que 2,4% dos casos ocorreram na população indígena. Notou-se correlação positiva entre o número de óbitos/1.000 habitantes e a cobertura vacinal(p=0.006). Conclusões: A Covid-19 impactou a região em estudo, principalmente se comparada com outras patologias. Considerando a distribuição dos óbitos, a capacidade estrutural dos serviços de saúde na Região do Araguaia, pode ser relevante. Esta pesquisa alerta para necessidade de aprimoramento da autonomia dos serviços de saúde na região, visando a mitigação dos prejuízos advindos de emergências de saúde pública.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Edlainny Araujo Ribeiro, Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP

Mestre em Ciências Ambientais e Saúde, Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Doutoranda em Infectologia Universidade Federal de São Paulo. Docente nos cursos de Medicina e Enfermagem, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida.  

Alex Nicolella, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida

Discente no curso de Medicina, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida - FESAR/Afya

Ulisses Viana Mourão Sobrinho, Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida

Discente no curso de Medicina. Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida.

Téléchargements

Publiée

2025-01-09

Comment citer

Ribeiro, E. A., Nicolella, A. ., & Sobrinho, U. V. M. . (2025). Cenário epidemiológico, estrutural e espacial da ocorrência de Covid-19 em uma região de saúde, na Amazônia brasileira. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 23(3). https://doi.org/10.9771/cmbio.v23i3.58116