Suggestive complaints of irritant dermatitis in a community of artisanal fishermen and fisherwomen: prevalence and associated factors
DOI :
https://doi.org/10.9771/cmbio.v23i3.58560Mots-clés :
Dermatite Irritante, Dermatite de contato, Trabalhadores, PeleRésumé
Introdução: As queixas de pele apresentadas por pescadores e pescadoras artesanais da comunidade Santiago do Iguape vêm comprometendo a pesca, a renda e a subsistência das famílias. Objetivo: Identificar a prevalência e os fatores associados às queixas sugestivas de dermatite irritante em pescadores e pescadoras artesanais. Métodos: Trata-se de um estudo de corte transversal realizado com 248 trabalhadores (as) da pesca artesanal da comunidade Santiago do Iguape, Cachoeira, Bahia, Brasil. O instrumento de pesquisa foi elaborado contendo questões sobre as características sociodemográficas e do trabalho da pesca artesanal, histórico laboral, atividades domésticas, história clínica, medidas preventivas e/ou produtos de contato, queixas dermatológicas e queixas de pele relacionadas à agente de contato e de exposição. A análise de regressão logística foi utilizada para identificar os fatores associados às queixas sugestivas de dermatite irritante. Resultados: A prevalência de queixas sugestivas de dermatite irritante foi de 25%. Os fatores que apresentaram associações positivas e significativas com as queixas sugestivas de dermatite irritante foram a carga horária diária de trabalho com a pesca maior que dez horas, o uso de luvas no trabalho, história clínica de rinite alérgica, idade ≤ 30 anos e estado civil casado(a)/amigado(a)/mora junto. Conclusão: Os achados da pesquisa denotam a necessidade de desenvolver estratégias de prevenção e controle nas Unidades Básicas de Saúde das comunidades pesqueiras, buscando contribuir para melhoria da saúde e do trabalho desses profissionais.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Versions
- 2025-01-20 (2)
- 2025-01-09 (1)
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista de Ciências Médicas e Biológicas 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.