CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PRECEPTORES EM SAÚDE SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Auteurs

  • Raphael Raniere de Oliveira Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN https://orcid.org/0000-0002-4199-9696
  • Lidiane Carla dos Santos Borges Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN https://orcid.org/0009-0003-8215-1338
  • José Sebastião de Araújo Júnior Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Anna Santana Pereira Rolim de Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Fabiana Barbosa Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN https://orcid.org/0000-0002-7788-1307

DOI :

https://doi.org/10.9771/cmbio.v24i1.61999

Mots-clés :

Ensino em saúde, Preceptoria, Metodologia Ativa

Résumé

Objetivo: Identificar as percepções e as práticas de preceptores acerca do uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem no contexto da preceptoria em saúde de uma escola pública de medicina no nordeste brasileiro. Método: Trata-se de um estudo exploratório-descritivo. Resultados: Foram entrevistados 24 preceptores. Quanto à atuação do preceptor e suas concepções e práticas na articulação com o serviço, destacam-se a articulação entre as atividades assistenciais com as atividades de preceptoria; a identificação de oportunidades de aprendizado para o estudante no campo de atuação da preceptoria; a articulação entre teoria e prática, enfatizando a dinâmica, a diversidade e a singularidade das situações do campo de atuação da preceptoria; o estímulo ao estudante para o exercício da problematização, identificando um problema e buscando soluções práticas e viáveis; e a crença que o uso de metodologias ativas pode auxiliar o estudante na tomada de decisão e no protagonismo nos cenários de prática. Conclusão: A percepção dos preceptores sobre as MA de ensino-aprendizagem é de grande importância para a construção de ações que atendam às suas necessidades pedagógicas para o processo de formação de novos profissionais de saúde.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Raphael Raniere de Oliveira Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Enfermeiro. Especialista em Vigilância Sanitária. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Membro do Grupo de Pesquisa Caleidoscópio da Educação em Enfermagem.

Téléchargements

Publiée

2025-05-08

Comment citer

Costa, R. R. de O., Borges, L. C. dos S. ., Araújo Júnior, J. S. de ., Araújo, A. S. P. R. de ., & Gonçalves, F. B. . (2025). CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PRECEPTORES EM SAÚDE SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 24(1), 202–209. https://doi.org/10.9771/cmbio.v24i1.61999