Avaliação de funções cognitivas (atenção, praxia e gnosia) em pacientes com disfunções neurológicas

Auteurs

Mots-clés :

Atenção, Apraxias, Agnosia, Doenças do sistema nervoso

Résumé

Objetivo: Avaliar as funções cognitivas – atenção, praxia e gnosia – em indivíduos adultos com disfunções neurológicas de origem encefálica (DNE) e não encefálica (DNNE). Metodologia: Estudo transversal com amostra de conveniência de um centro de reabilitação neurofuncional. A atenção foi avaliada por meio do Teste Stroop e do teste de cancelamento de letras e números. A praxia e a gnosia foram avaliadas por meio de testes específicos adaptados pelos pesquisadores. Foi realizada estatística descritiva e inferencial dos dados (p ˂ 0, 05) utilizando o programa SigmaStat 3.1. Resultados: Quarenta e três pacientes foram avaliados, 58 % mulheres, com idade média de 53 + 18 anos (mínima: 19 – máxima: 85). Não houve diferença significativa nos resultados do Teste Stroop (tempo de execução e número de erros) entre os gêneros. Ao considerar a idade, os pacientes idosos (> 65 anos) apresentaram um maior tempo de execução no Stroop 1(p = 0,02) e um maior número de erros no Stroop 3 (p = 0,002). Os pacientes com DNE apresentaram um tempo de execução no Stroop 1 maior que os pacientes com DNNE (p = 0,01). Não houve diferença no resultado do teste de cancelamento entre as idades, gênero ou origem da disfunção. Referente à praxia e gnosia, os pacientes avaliados apresentaram maior dificuldade em executar tarefas relacionadas à construção (função visuoespacial) e alterações no reconhecimento espacial. Conclusão: A atenção dos pacientes idosos e com DNE foi mais prejudicada do que a dos pacientes não idosos e com DNNE. A apraxia construtiva e a agnosia auditiva e espacial foram as mais prevalentes nos pacientes avaliados.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Thaíssa Félix Moreira Moreira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Caio Vinicius Monteiro de Sousa, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduado em Fisioterapia e Mestrando em Reabilitação e Desempenho Funcional pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.

Iara Nepomuceno de Souza, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Ana Paula Santos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutora em Neurociências FMRP/USP, Docente do curso de Fisioterapia e do Prgrama de Pos-graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional da UFVJM.

Téléchargements

Publiée

2025-09-22

Comment citer

Moreira, T. F. M., Monteiro de Sousa, C. V., Nepomuceno de Souza, I. ., & Santos, A. P. (2025). Avaliação de funções cognitivas (atenção, praxia e gnosia) em pacientes com disfunções neurológicas. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 24(2), 457–463. Consulté à l’adresse https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/cmbio/article/view/66434

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice