Atalhos na pós-metrópole. Acaso, incomunicabilidade e melancolia em três filmes americanos dos anos 90
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v2i2.3411Palavras-chave:
Cinema dos anos 90, Representações urbanas, Comunicação e CidadesResumo
Pretendemos, neste ensaio, relacionar os processos de transformação urbana mais relevantes da contemporaneidade a três filmes americanos da década de 90, Grand Canyon – Ansiedade de Uma Geração (1991), Short Cuts – Cenas da Vida (1993) e Magnolia (1999). O propósito é identificar, além de uma evidente unidade estética, um padrão de recorrências temáticas que definam a experiência metropolitana de Los Angeles. Para isso, vamos nos aproximar primeiramente do conceito de pós-metrópole, definido por Edward Soja, para chegar à cidade de Los Angeles e algumas de suas representações cinematográficas na década de 90.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.