Rir por quê? Ironia e pensamento, vida e morte em Kierkegaard e Woody Allen
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v7i1.3605Palavras-chave:
Humor, Riso, Ironia, PensamentoResumo
Malgrado o pouco caso que se costumava dispensar ao tema do humor e do riso, nos últimos tempos ele vem crescendo de importância, com uma série de trabalhos realizados que visam recuperar esta vertente fundamental do ser humano, recolocando-a em seu devido lugar. Adorado na antiguidade, divinizado na Grécia e depois pouco a pouco banido do terreno do pensamento, o humor hoje retorna com toda força. O objetivo deste trabalho é tentar compreender melhor o papel da ironia na contemporaneidade, sua revalorização a partir de fins do século dezenove, principalmente a partir do pensamento existencialista. Para tal nos utilizaremos das idéias de Nietzsche e Kierkegaard bem como do cinema de Woody Allen.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.