Entre transformações e constâncias: Porta dos Fundos, Sinta-se em Casa e as marcas do humor político audiovisual brasileiro contemporâneo

Autores

  • Rafael Sbeghen Hoff Universidade Federal do Amazonas / Professor https://orcid.org/0000-0003-4745-5689
  • Guilherme Fumeo Almeida Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v23i0.64888

Palavras-chave:

audiovisual, humor, política, Porta dos Fundos, Sinta-se em Casa, streaming

Resumo

Este trabalho tem por objetivo realizar um diálogo entre o estudo complementar da crítica política humorística de Porta dos Fundos e Sinta-se em Casa, também contextualizando esta crítica em um movimento de consolidação da crítica humorística no audiovisual televisivo brasileiro. O marco teórico parte das interfaces entre público e privado na formação sociopolítica brasileira e mundial e das reflexões acerca das relações entre humor, efeito de real/realidade e mise-en-scène. Adotando a metodologia da pesquisa bibliográfica, o texto é dividido em três sessões. Na primeira parte, é feita uma breve contextualização das principais marcas do humor audiovisual político brasileiro entre as décadas de 1970 e 2010, destacando as influências do rádio e programas televisivos emblemáticos deste período. Já a segunda e a terceira sessões apresentam a história e as principais temáticas e marcas da discussão política de Porta dos Fundos e Sinta-se em casa, respectivamente. Os efeitos de real e realidade (Jaguaribe, 2010; Jost, 2012) empregados nas narrativas como estratégia de familiarização aos conteúdos de Porta dos Fundos e Sinta-se em casa se mostram afinados com a tradição midiática da comicidade voltada à metalinguagem, construída no país ao longo dos anos em programas humorísticos na televisão aberta. Esse tom cômico não é apresentado apenas no texto (diálogo), mas também na plasticidade e na mise-en-scéne que sobrepõe o espaço privado (doméstico) e o público, o nonsense e o absurdo com acontecimentos midiatizados da vida, entrelaçando discussões sociopolíticas que ultrapassam a crítica a figuras da política institucional.

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Biografia do Autor

Rafael Sbeghen Hoff, Universidade Federal do Amazonas / Professor

Doutor em Ciências da Comunicação e Informação (PPGCOM-UFRGS), professor Adjunto no curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas, professor permanente no PPGCOM-UFRR, professor colaborador no PPGIC-UFAM. Líder do Grupo de Pesquisa em Processos Imagéticos (PRIMA-UFAM), vice-líder do Grupo de Pesquisa em Estética e Processos Audiovisuais (ARTIS-UFRGS), pesquisador bolsista Capes do Grupo de Ações e Investigações Autopoiéticas (GAIA-UFERSA).

Guilherme Fumeo Almeida, Universidade Federal Fluminense

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS). Realiza pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (PPGMC/UFF). Integra o LACCOPS – Laboratório de Comunicação Comunitária e Publicidade Social –, o EPOCHA – Grupo de Pesquisa em Economia Política da Comunicação e Hegemonia - e o ARTIS - Grupo de Pesquisa em Estética e Processos Audiovisuais. Bolsista FAPERJ. Este estudo foi financiado pela FAPERJ - Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, Processo SEI-260003/019696/2022.

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Publicado

2025-07-22

Como Citar

Sbeghen Hoff, R., & Almeida, G. F. (2025). Entre transformações e constâncias: Porta dos Fundos, Sinta-se em Casa e as marcas do humor político audiovisual brasileiro contemporâneo. Contemporanea, 23(1). https://doi.org/10.9771/contemporanea.v23i0.64888

Edição

Seção

Artigos