A ascensão das vozes do sucesso: sentidos e estratégias midiáticas na sociedade brasileira contemporânea

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DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v23i0.65996

Palabras clave:

Mídia, Voz, Sucesso

Resumen

Este texto analisa discursos sobre o que se pode chamar de sucesso como uma fábrica estética de produção de sentidos na mídia brasileira contemporânea. Mais precisamente, descrevemos e interpretamos o processo de produção de sentidos em enunciados constituídos e formulados pelo discurso midiático brasileiro, que trata manifestamente da voz de sujeitos cujo sucesso decorre de seu desempenho vocal. Ante esse quadro, investigamos o que se diz e como é enunciada a voz no discurso do sucesso na atual sociedade brasileira, bem como as diferenças no tratamento dispensado à voz daqueles que figuram no mundo midiático. Em específico, quais distinções podem existir no tocante à produção de sentidos das vozes de sucesso quando disseminadas pelo mesmo veículo de difusão. Para tanto, contamos com dois textos do jornal online Folha de S. Paulo, com os títulos “A primeira vez” (2015) e “Leitores lamentam morte de Lemmy Kilmister, vocalista do Motörhead” (2015). Como resultado sintético obtido desta investigação, depreende-se que o discurso do sucesso examinado no jornal se assenta, em boa parte, no universalismo norte-americano, marcando uma recorrência da difusão de personalidades norte-americanas, cuja fama tem de ser edificada também no Brasil.

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Biografía del autor/a

Thiago Barbosa Soares, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Letras, português/inglês, pela Universidade do Vale do Sapucaí (2009), em Psicologia pela Universidade Paulista (2014), em Filosofia pela Universidade de Franca (2014) e em Ciências Humanas pela Universidade Estácio de Sá (2023), especialização em Estudos Literários pela Faculdade Comunitária de Campinas (2013), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2018). É líder do Grupo de Estudo de Análise do Discurso (GEsTADI - UFT) e membro pesquisador do Grupo de Estudos em Análise do discurso e História das ideias linguísticas (VOX - UFSCar). É editor-chefe das revistas Porto das Letras (ISSN - 2448- 0819), vinculada ao programa de pós-graduação em Letras da UFT, Acta Semiótica et Lingvistica (ISSN - 2446-7006), fundada na USP de São Paulo, em 1977, e da revista do Grupo de Estudo de Análise do Discurso, GEsTADI, (ISSN - 2965-4440). Atua como professor nos cursos de graduação em Letras e de pós-graduação stricto sensu em Letras da Universidade Federal do Tocantins no campus de Porto Nacional. Coordenou o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de janeiro de 2022 a janeiro de 2023. É pesquisador bolsista de produtividade do CNPq (PQ-2), com experiência de pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso.

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Publicado

2025-07-28

Cómo citar

Soares, T. B. (2025). A ascensão das vozes do sucesso: sentidos e estratégias midiáticas na sociedade brasileira contemporânea. Contemporanea, 23(1). https://doi.org/10.9771/contemporanea.v23i0.65996

Número

Sección

Artigos