Influenciadores digitais e algoritmos em uma perspectiva latino-americana
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v23i0.67121Palavras-chave:
Influenciadores digitais, Algoritmos, América LatinaResumo
O artigo apresenta uma abordagem situada, ancorada em perspectivas latino-americanas da Comunicação, para investigar a relação entre influenciadores digitais e algoritmos, com ênfase na disputa por visibilidade nas plataformas digitais. Via uma análise qualitativa de literatura, destaca as contribuições de Martín-Barbero e da teoria de lo popular, considerando que as práticas dos influenciadores devem ser compreendidas como atividades atravessadas por um contexto histórico e social específico, que corresponde às dinâmicas de poder do Sul Global. Atenta também para a necessidade de coletivizar e dialogar com os próprios influenciadores para construir referenciais teórico-metodológicos potentes e situados. Ao final, conclui-se que a pesquisa sobre culturas digitais precisa incorporar referenciais que evidenciem a realidade social, histórica e cultural do Sul, descentralizando as teorias do Norte Global, sem excluí-las.
Downloads
Referências
ABIDIN, Crystal. Visibility labour: engaging with influencers: fashion brands and #ootd advertorial campaigns on instagram. Media International Australia, v. 161, n. 1, p. 86-100, 2016. Doi: 10.1177/1329878X16665177.
ARAÚJO, Willian Fernandes; KARHAWI, Issaaf. “Todo mundo pode ser famoso com o algoritmo do TikTok”: imaginários e saberes sobre eficiência algorítmica e potência viral. In: SANTOS, Luiza Carolina et al. (org.). Imaginários sociotécnicos e plataformas digitais. São Paulo: Intercom, 2024. p. 59-72.
BONINI, Tiziano; TRERÉ, Emiliano. Algorithms of resistance: the everyday fight against platform power. Cambridge: The MIT Press, 2024.
BRANDÃO, Carolina et al. Influência Digital ou Colonial? Uma análise pós-colonial sobre os conflitos identitários vivenciados pela influenciadora digital Camila Coelho. Revista Adm.Made, v. 26, n. 1, p. 53-67, 2022. Doi: 10.5935/2237-51392022v26n1p053067.
BUCHER, Taina. The algorithmic imaginary: exploring the ordinary affects of Facebook algorithms. Information, Communication & Society, v. 20, n. 1, p. 30-44, 2017. Doi: 10.1080/1369118X.2016.1154086.
BUCHER, Taina. Want to be on the top? Algorithmic power and the threat of invisibility on Facebook. New Media & Society, v. 14, n. 7, p. 1164-1180, 2012. Doi: 10.1177/1461444812440159.
CALIANDRO, Alessandro et al. The platformisation of consumer culture: a digital methods guide. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2024.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano. São Paulo: Editora Vozes, 1994.
COTTER, Kelley. Playing the visibility game: How digital influencers and algorithms negotiate influence on Instagram. New Media & Society, v. 21, n. 4, p. 895-913, 2019. Doi: 10.1177/1461444818815684.
COULDRY, Nick; MEJIAS, Ulises. Data colonialism: rethinking big data’s relation to the contemporary subject. Television & New Media, v. 20, n. 4, p. 336-349, 2019. Doi: 10.1177/1527476418796632.
DUFFY, Brooke Erin et al. The Nested Precarities of Creative Labor on Social Media. Social Media + Society, v. 7, n. 2, p. 1-12, 2021. Doi: 10.1177/20563051211021368.
DUFFY, Brooke Erin; POELL, Thomas; NIEBORG, David. Platform Practices in the Cultural Industries: Creativity, Labor, and Citizenship. Social Media + Society, v. 5, n. 4, p. 1-8, 2019. DOI: 10.1177/2056305119879672.
ESCOSTEGUY, Ana Carolina Damboriarena; CARRIJO, Ana Júlia de Freitas. Pensar “latino-americanamente” os algoritmos e as plataformas: as contribuições de Jesús Martín-Barbero. Palabra-clave, v. 28, n. 2, p. e2828, 2025. Doi: 10.5294/pacla.2025.28.2.8.
GILLESPIE, Tarleton. A relevância dos algoritmos. Parágrafo, v. 6, n. 1, p. 95-121, 2018.
GÓMEZ-CRUZ, Edgar; RICAURTE, Paola; SILES, Ignacio. Descolonizando los métodos para estudiar la cultura digital: una propuesta desde latinoamérica. Cuadernos. Info, n. 54, p. 160-181, 2023. Doi: 10.7764/cdi.54.52605.
GROHMANN, Rafael. Latin American critical data studies. Big Data & Society, v. 12, n. 2, 2025. Doi: 10.1177/20539517251330160.
GROHMANN, Rafael. Plataformização do trabalho: entre a dataficação, a financeirização e a racionalidade neoliberal. Revista Eptic, v. 22, n. 1, p. 106-122, 2020.
GUARESE, Laura Colombo; MONTARDO, Sandra Portella. De creator para creator: imaginários algorítmicos e as promessas de crescimento no Instagram. In: SANTOS, Luiza Carolina et al. (org.). Imaginários sociotécnicos e plataformas digitais. São Paulo: Intercom, 2024. p. 73-89.
JACKS, Nilda; SCHMITZ, Daniela. Os meios em Martín-Barbero: antes e depois das mediações. Matrizes, v. 12, n. 1, p. 115-130, 2018. Doi: 10.11606/issn.1982-8160.v12i1p115-130.
KARHAWI, Issaaf. Entre algoritmos, métricas de engajamento e plataformas digitais: influenciadores digitais e trabalho de visibilidade. Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación, v. 23, n. 46, 2024. Doi: 10.55738/alaic.v23i46.1144.
KARHAWI, Issaaf. Influenciadores digitais: conceitos e práticas em discussão. Communicare, v. 17, edição comemorativa, p. 46-61, 2017.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Diversidad en convergencia. Matrizes, v. 8, n. 2, p. 15, 2014. DOI: 10.11606/issn.1982-8160.v8i2p15-33.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Uma aventura epistemológica. Matrizes, v. 2, n. 2, p. 143, 2009. Doi: 10.11606/issn.1982-8160.v2i2p143-162.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2002.
PINHEIRO-MACHADO, Rosana et al. Mídias sociais como plataforma de trabalho digital: avaliando os impactos sociais, culturais e políticos da migração do mercado de trabalho para o Instagram. Digital Economy and Extreme Politics, n. 1, 2024. Doi: 10.3030/101045738.
PRIMO, Alê; MATOS, Ludimila; MONTEIRO, Maria Clara. Dimensões para o estudo dos influenciadores digitais. Salvador: EDUFBA, 2021.
RIBEIRO, José L. Pais. (2014) Revisão de investigação e evidência científica. Psicologia, Saúde & Doenças, v. 15, n. 3, p. 672-683, 2014. Doi: 10.15309/14psd150309.
RINCÓN, Omar; MARROQUÍN, Amparo. The Latin American lo popular as a theory of communication: ways of seeing communication practices. In: STEPHANSEN, Hilde; TRERÉ, Emiliano. (org.). Citizen media and practice: currents, connections, challenges. New York: Routledge, 2019. p. 42-56.
SANTOS, Kassieli Joaquina Gonçalves de Mello dos. Gambiarras em busca da visibilidade: impacto dos algoritmos na performance dos influenciadores digitais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 45., 2022, João Pessoa. Anais […]. São Paulo: Intercom, 2022.
SILES, Ignacio; GÓMEZ-CRUZ, Edgar; RICAURTE, Paola. Rumo a uma teoria popular de algoritmos. Revista Mídia e Cotidiano, v. 18, n. 2, p. 87-108, 2024. Doi: 10.22409/rmc.v18i2.63057.
SRNICEK, Nick. Platform Capitalism. Cambridge Malen: Polity, 2019.
VAN DIJCK, José; POELL, Thomas; DE WAAL, Martijn. The Platform Society: Public Values in a Connective World. Oxford: Oxford University Press, 2018.
VIJAY, Darsana. Qualifying the agnosticism of algorithms. Dialogues On Digital Society, v. 0, n. 0, p. 1-1, 2025. Doi: 10.1177/29768640241311364.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ana Carolina Damboriarena Escosteguy, Danillo Lima

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.