Possibilidades de aprendizado por meio de séries televisivas: critical thinking em dr. House // Learning possibilities through television series: critical thinking in House m.d.
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v14i3.18072Keywords:
Televisão, Aprendizado, Critical thinkingAbstract
Exame do episódio “Clueless”, da 2.ª temporada da série Dr. House (2004-2012), com o objetivo de identificar elementos de critical thinking a que espectadores possam ter sido expostos durante a sua recepção. Ainda que a simples exposição não garanta o aprendizado, a composição audiovisual do produto pode ter facilitado a apreensão da forma argumentativa de que fazem uso os personagens. Em vista do diagnóstico correto, estes se envolvem em rodadas de debate, ou seja, numa sucessão de argumentos e contra-argumentos, conjeturas, falácias e refutações. O episódio possui características que têm por objetivo prender a atenção dos espectadores mesmo em debates herméticos devido ao jargão médico. A pesquisa tem por base a concepção de critical thinking de Robert H. Ennis, fundamentando-se também na psicologia cognitiva quanto a problem solving e insight e, em relação aos estudos de televisão, na metodologia analítica proposta por Jeremy Butler, assim como em sua utilização do conceito de hailing, e em Kristin Thompson quanto à noção de narrativa clássica na ficção televisiva.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.