Pesquisa Fapesp Magazine: an analysis of the sources interviewed
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v23i0.65698Keywords:
Scientific journalism, Area of knowledge, Women scientistsAbstract
O jornalismo científico tem sido tema de pesquisas que estudam a comunicação das universidades, sua relação com a imprensa, a presença de instituições de pesquisa e de áreas do conhecimento na mídia e o papel das mulheres cientistas entre as fontes dos veículos. Esta pesquisa investiga as reportagens da revista Pesquisa Fapesp, publicadas em 2024 e que têm como chapéu uma área ou subárea do conhecimento. Usa-se a Análise Textual Discursiva como metodologia para classificar as pessoas entrevistadas pela revista em três categorias: instituição, área do conhecimento e sexo. Os resultados mostram que a Universidade de São Paulo e a Universidade Estadual de Campinas se destacam com maior número de entrevistados, mas há fontes de todas as regiões do país. Medicina é a área com maior número de entrevistados e Ciências Exatas e da Terra é a grande área com mais fontes, porém todas as grandes áreas do conhecimento estão contempladas. No total de entrevistados, as mulheres representam menos de um terço e são maioria apenas entre as fontes de Ciências Sociais Aplicadas.
Downloads
References
CHIARINI, T.; RAPINI, M. S.; SANTOS, E. G. Revelando tendências: análise dos resultados do censo de grupos de pesquisa de 2023. Brasília: Ipea, 2024.
DAMASCENO, D.; MEDEIROS, A.; CARNEIRO, M.; MASSARANI, L.; OLIVEIRA, T.; RAMALHO, M. Injustiça epistêmica e reafirmação de estereótipos: a representação do cientista no Fantástico e Domingo Espetacular durante a pandemia de Covid-19. Contracampo, Niterói, v. 43, n. 1, p. 1-17, 2024.
FOLHA DE S. PAULO. Novo Manual da Redação. Versão on-line. São Paulo: Folha de S. Paulo, 1996. Disponível em <https://www1.folha.uol.com.br/folha/circulo/manual_redacao.htm>. Acesso em 22/01/2025.
IBGE (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA). Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil. 3ª ed. Brasília: IBGE, 2024.
MASSARANI, L.; CASTELFRANCHI, Y.; PEDREIRA, A. L. Cientistas na TV: como homens e mulheres da ciência são representados no Jornal Nacional e no Fantástico. Cadernos Pagu, Campinas, s/v, n. 56, p. 1-34, 2019.
MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela Análise Textual Discursiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.
PEDREIRA, A. E. F. Gênero, ciência e TV: representações dos cientistas no Jornal Nacional e no Fantástico. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biociências e Saúde) – Instituto Oswaldo Cruz, Rio de janeiro, 2014.
RAMALHO, M.; MASSARANI, L.; CASTRILLÓN, T. A.; POLINO, C.; VARA, A. M.; CRÚZ-MENA, J.; HERMELIN, D.; CEVALLOS, M. D.; CASTELFRANCHI, Y.; OCA, A. M.; POZA, G. R.; MOREIRA, I. C. Ciência em telejornais: uma proposta de ferramenta para análise de conteúdo de notícias científicas. In: MASSARANI, L. (org.). Monitoramento e capacitação em jornalismo científico: a experiência de uma rede ibero-americana. Rio de Janeiro: Museu da Vida/Casa Oswaldo Cruz, 2012, p. 11-24.
SILVA, A. E. F. A.; PEREIRA, J. R. Pesquisas científicas em universidades públicas de Minas Gerais (Brasil): quinze anos de notícias e suas repercussões. Journal of Science Communication – América Latina, Trieste (Itália), v. 4, n. 1, p. 1-20, 2021.
TÔZO, C. O. Wilson da Costa Bueno – o jornalismo científico ontem e hoje. Revista Altejor, São Paulo, v. 2, n. 26, p. 151-157, 2022a.
TÔZO, C. O. O jornalismo científico produzido nas (pelas) universidades públicas: algumas reflexões. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 20., 2022, Fortaleza. Anais do XX Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Fortaleza: UFC, 2022b, p. 1-16.
TÔZO, C. O. A produção do jornalismo científico pelas universidades públicas: a experiência do Jornal da USP. Revista Alterjor, São Paulo, v. 2, n. 28, p. 99-120, 2023.
TÔZO, C. O. A práxis do jornalismo científico: a experiência do Jornal da USP e de universidades públicas brasileiras no período pandêmico. 2024. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2024.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Rodrigo Bastos Cunha

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.