Leituras do cotidano e as interseções entre o Jornalismo e as Ciências Sociais // DAILY READINGS AND THE INTERSECTIONS BETWEEN JOURNALISM AND SOCIAL SCIENCES
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v12i1.9788Keywords:
Jornalismo, Ciências Sociais, CotidianoAbstract
Ao jornalismo cabe dar a ver a vida cotidiana, às ciências sociais cabe dar a conhecer o significado desta vida. Mas, se jornalistas e cientistas sociais têm o cotidiano como horizonte, é possível afirmar que ambos comungam de uma mesma pretensão. Ao fazer emergir os acontecimentos que compõem a realidade e interpretá-los a luz de um ou outro saber, os dois campos colaboram na formação de um círculo hermenêutico que remete ao conhecimento do mundo e que faz também pensar na interseção de práticas que os envolvem, na interpenetração de processos de interpretação e visibilidade. Partindo desse ponto de convergência, este texto busca debater o lugar do jornalismo no rol de saberes sobre o cotidiano, refletindo sobre dimensões de suas práticas informativas. Nesse percurso, chama-se atenção para formas de legitimação do caráter interpretativo do jornalismo, pensando-o a partir do uso e do reconhecimento que se faz dele por outras áreas.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.