A Comunicação do Fórum Social Mundial
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v4i1.3483Palavras-chave:
Espetáculo, Midiatização, Fórum Social MundialResumo
O artigo aborda o Fórum Social Mundial (FSM), a partir da perspectiva da co¬municação abrigada numa esfera pública mundial. Desde 2001, anualmente, milhares de pessoas se reúnem para debater e defender o conceito transfor¬mado em slogan: um outro mundo é possível. Um mundo que contraria a or¬dem econômica internacional, através das ações, discursos e debates políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais do Fórum Social Mundial. Questões, movimentos, etnias, injustiças têm obtido visibilidade na mídia internacional, da mesma maneira que o funcionamento do FSM tem gerado espaços próprios de comunicação. Sua existência tem provocado, teórica e tecnicamente, o campo da política, da sociologia e o campo da comunicação, sendo este o limite do artigo. Entende-se que o FSM é um objeto de pesquisa privilegiado para a dis¬cussão dos conceitos de espetacularização, mediação e midiatização; as novas configurações da esfera pública; as redes de comunicação e as novas mídias; as relações estratégicas de poder entre mídia, política e sociedade e, a construção da imagem pública na visibilidade da cidadania.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.