Objetividade e credibilidade midiática: considerações sobre uma suposta relação

Autores/as

  • René Seidenglanz
  • Liriam Sponholz

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v6i2.3532

Palabras clave:

Objetividade, Credibilidade, Jornalismo

Resumen

As informações transmitidas pela mídia têm credibilidade porque são corretas ou são “corretas“ porque acredita-se que sejam? Credibilidade pode ser reduzida a objetividade? Até que ponto existe uma relação entre objetividade e credibilidade e que tipo de relação é esta? Os autores desenvolvem aqui a tese de que credibilidade é determinada por uma série de fatores, dentro da qual a adequação das informações à realidade tem um papel secundário. Além disso, a realização de determinados rituais de objetividade como neutralidade e fairness (o princípio de ouvir os dois lados) podem contribuir para dar credibilidade, mas não estão necessariamente ligados à adequação de uma cobertura jornalística à realidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2009-07-29

Número

Sección

Artigos