Voz, canção e história da MPB nos retratos impressionistas de Georges Gachot // VOICE, SONG AND MPB’S HISTORY ON IMPRESSIONIST PORTRAITS OF GEORGES GACHOT

Autores/as

  • Marcia Carvalho FAPCOM/ ECA-USP

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v12i2.10661

Palabras clave:

Documentário musical, biografia, trilha sonora, análise fílmica, Impressionismo.

Resumen

O artigo apresenta uma breve análise dos documentários musicais do diretor Georges Gachot: Maria Bethânia – Música é perfume (2005) e Rio Sonata (2010). Pretendo examinar o tratamento sonoro e musical explorado nos enlaces da memória individual de depoentes, da apropriação de material de arquivo e edição de imagens tomadas no presente da filmagem, que revelam um estilo de direção mais poético do que informativo.

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Biografía del autor/a

Marcia Carvalho, FAPCOM/ ECA-USP

Doutora em História e Teoria do Cinema pelo Programa de Multimeios da UNICAMP. Professora e Coordenadora do Curso de Rádio, TV e Internet da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação. Pós-doutoranda na ECA-USP.

Publicado

2014-06-30

Cómo citar

Carvalho, M. (2014). Voz, canção e história da MPB nos retratos impressionistas de Georges Gachot // VOICE, SONG AND MPB’S HISTORY ON IMPRESSIONIST PORTRAITS OF GEORGES GACHOT. Contemporanea, 12(2), 360–369. https://doi.org/10.9771/contemporanea.v12i2.10661