A Teoria da Dinâmica da Opinião Pública de John R. Zaller: Aplicações Para o Caso Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v7i2.3678Resumo
A teoria da mudança da opinião pública de John R. Zaller é uma das importantes abordagens que surgiram no campo da Ciências Sociais no últimos 20 anos. Seu livro seminal, “The Nature and Origins of Mass Opinion”, tornou-se referência obrigatória para os pesquisadores dos campos da Comunicação e Política e dos efeitos da mídia. Contudo, tanto essa obra, quanto a perspectiva teórico-metodológica que ela apresenta, são relativamente desconhecidas no Brasil. O objetivo deste artigo, portanto, é apresentar aos leitores brasileiros, especialmente pesquisadores e estudantes da área de Comunicação, os pressupostos fundamentais da teoria da opinião pública de Zaller. Espero, com isso, introduzir novas interpretações e possibilidades de análise sobre o papel e a influência da imprensa durante as nossas disputas eleitorais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.