A EXPRESSÃO MODERNISTA DA APARÊNCIA

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DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v37i0.50904

Palavras-chave:

Modernismo, roupas, moda

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Biografia do Autor

Caroline Pereira Teixeira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Bacharela em Museologia pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Membro do grupo de pesquisa Recôncavo Arqueológico. Mestra em Arqueologia e Patrimônio Cultural pelo Programa de Pós-graduação em Arqueologia e Patrimônio Cultural - UFRB. Pesquisadora de estudos de arte cemiterial e moda, com foco em indumentárias de representações femininas em espaços cemiteriais.

Fabiana Comerlato, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), mestrado em História (concentração em Arqueologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em História (concentração em Arqueologia) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). Pós-doutorado em Ciências Sociais pela UFBA (2006), pós-doutorado em Desenho, Cultura e Interatividade da UEFS (2018) e pós-doutorado em Arqueologia no CEAACP/UC (2023-2024). Professora (Associada IV) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, é professora permanente do Programa de Pós-graduação em Arqueologia e Patrimônio Cultural e do Curso de Graduação em Museologia. Líder do Grupo de Pesquisas Recôncavo Arqueológico, desde 2010. Pesquisadora colaboradora do Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Patrimônio da Universidade de Coimbra. Secretária da Associação Brasileira de Arte Rupestre (06/2023 a 06/2025). Tem experiência na área de Arqueologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Arqueologia e Museu, Patrimônio arqueológico, Arqueologia histórica, Baleação, Estudos cemiteriais, Educação patrimonial, Arte rupestre e História do Brasil.

Renata Pitombo Cidreira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Possui graduação em Comunicação (habilitação em Jornalismo - 1992), mestrado (1997) e doutorado (2003) em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Tem Pós-doutorados em sociologia pela Université René Descartes, Paris V-Sorbonne (2011) e em Comunicação e Artes/ Estudos da Cultura pela Universidade de Beira Interior (2021). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, ministrando as disciplinas Teorias da Comunicação, Estética da Comunicação, Comunicação, Cultura e Arte e Jornalismo de Moda. Lidera o grupo de pesquisa Corpo e Cultura, cadastrado no CNPq. Autora dos livros Os sentidos da moda (Annablume, 2005), A sagração da aparência (EDUFBA, 2011), As formas da moda (Annablume, 2013), A moda numa perspectiva compreensiva (EDUFRB, 2014), As Vestes da Boa Morte (EDUFRB, 2015), O Belo Contemporâneo: corpo, moda e arte (J. Andrade, 2019), Moda e Crítica: prazer, julgamento e avaliação (EDUFBA, 2022) e Politeismos Corporais: aparência, arte e ativismo (EDUFBA, 2024). Tem experiência na área de Comunicação, sobretudo em Estética da Comunicação, com ênfase nas investigações sobre a Moda, atuando principalmente nos seguintes temas: moda, estilo, aparência, figurino, corpo, sensibilidade, performance, cultura e crítica.

Referências

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Imagens: a moda e a fotografia como fontes para o historiador. In 5º SEMINÁRIO MODA DOCUMENTA. 2º O CONGRESSO INTERNACIONAL DE MEMÓRIA, DESIGN E MODA, 2015, São Paulo. Anais Moda Documenta: Museu, Memória e Design, São Paulo: Faculdade de Santa Marcelina. 2015. p. 545-555.

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MORELLI, Graziela. Coleção “desejos” por um Jum Nakao: a linguagem do ritual na moda. Dissertação (Mestrado em ciências da linguagem)- Universidade do Sul de Santa Catarina. Santa Catarina, p. 105, 2006.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

Pereira Teixeira, C., Comerlato, F., & Pitombo Cidreira, R. (2024). A EXPRESSÃO MODERNISTA DA APARÊNCIA. Caderno CRH, 37, e024043. https://doi.org/10.9771/ccrh.v37i0.50904