Mirada Reflexiva sobre el Sistema Educativo y la Implementación de Políticas Educativas en Moçambique

Autores/as

  • VITORIA ESTEVAO TOVELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO https://orcid.org/0000-0002-9230-8007
  • Luciana de Almeida Silva Teixeira Universidade Federal do Triângulo Mineiro,Professora Titular do Departamento de Clínica Médica https://orcid.org/0000-0002-7197-0982
  • Júlio Magido Velho Muara Instituto Superior de Ciências de Saúde

DOI:

https://doi.org/10.9771/re.v14i1.64907

Palabras clave:

Políticas Educativas; Desafíos de la Educación; Mozambique

Resumen

Este artículo reflexiona sobre el sistema educativo mozambiqueño, centrándose en la implementación de políticas educativas en el contexto de la práctica, en el escenario de la educación colonial y posterior a la independencia. El objetivo es establecer una reflexión sobre las políticas educativas, abarcando los periodos mencionados, centrándose en el impacto de las políticas educativas en el tiempo y en las tendencias y desafíos actuales del sistema educativo. Metodológicamente, se recurrió a la investigación bibliográfica centrada en las fuentes escritas que abordan el tema, libros, artículos, disertaciones y tesis defendidas, entre 2020 y 2024, por posgraduados mozambiqueños de universidades nacionales y extranjeras. El análisis permitió percibir las metamorfosis marcadas en la educación, así como la proyección de estrategias para la acción del sistema educativo con el fin de adecuarlo a las necesidades del país. La investigación reveló que las políticas excluyentes y elitistas del período colonial, que dieron lugar a la provisión de educación segregacionista, fueron la principal razón del analfabetismo entre los nativos. En el período posterior a la independencia, el país adoptó políticas de justicia social. En conclusión, existe una clara necesidad de llevar a cabo reformas en el Sistema Educativo Nacional. Hasta que no se cumplan las reformas no se establecerán condiciones para garantizar la calidad del proceso de enseñanza y aprendizaje; Sin seleccionar docentes calificados, si no hay asistencia social a los desfavorecidos y sin políticas para contener las desigualdades educativas y el acceso a la educación, la educación mozambiqueña seguirá siendo un problema por resolver.

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Biografía del autor/a

Luciana de Almeida Silva Teixeira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro,Professora Titular do Departamento de Clínica Médica

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (1998), especialista em Infectologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto USP (2001) , mestrado e doutorado em Medicina Tropical e Infectologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2002 e 2007) e Especialista em Educação para Profissões da Saúde pelo Instituto Regional FAIMER Brasil (2013) . Atualmente é Professora Titular do Departamento de Clínica Médica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, atua como Superintendente do Hospital de Clínicas da UFTM e nos Programas de Pós-graduação: -Medicina Tropical e Infectologia desde 2009; - Educação desde 2017. É coordenadora do Grupo de Pesquisa: Educação para as profissões da Saúde (GPEPS) cadastrado no CNPq em 2019. Atuou nos cargos de gestão da UFTM: coordenadora do Departamento de Clínica Médica, chefe do Setor de Ensino da Gerência de Ensino e Pesquisa do HC/EBSERH/UFTM, coordenadora do Curso de Medicina, Pró-reitora de Extensão Universitária; Diretora substituta do Instituto de Ciências da Saúde e coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Docente para o Ensino do Instituto de Ciências da Saúde da UFTM (NEA/DEAS/ICS/UFTM). Atuou como membro da Câmara de Ciências da Saúde da FAPEMIG, coordenando-a em 2023. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias e Educação para profissões da saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico de endemias, leishmaniose visceral, dengue, tuberculose, gestão em saúde e educação médica.

Júlio Magido Velho Muara, Instituto Superior de Ciências de Saúde

Doutor em Educação, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) - Programa de Pós-Graduação em Educação - Brasil. Pós-Doutorado em Planificação de Políticas de Desenvolvimento Territorial, pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido/PLANDITES - Brasil. Mestre em Gestão de Empresas, pela Universidade São Tomás de Moçambique (USTM) - Maputo. Especialista em Organização e Gestão de Serviços Sócio-Sanitários, pela Universidade de Bolonha (UNIBO) - Itália. Licenciado em Ensino de Português, pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM) - Maputo. Técnico Médio de Administração e Gestão de Hospitais, pelo Instituto de Ciências de Saúde de Maputo (ICSM). Atualmente é Professor/Pesquisador no Instituto Superior de Ciências de Saúde (ISCISA) - Maputo - Moçambique; exerce as funções de Diretor Pedagógico do ISCISA e Diretor do Curso de Mestrado em Segurança e Saúde no Trabalho no ISCISA. Tem experiência na área de ensino de Políticas Educacionais de Moçambique em curso de pós-graduação em Ciências da Educação, ensino de Língua Portuguesa, Técnicas de Expressão e Organização e Gestão com destaque para a formação de Técnicos Superiores de Saúde.

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Publicado

2025-06-27

Cómo citar

TOVELA, V. E., de Almeida Silva Teixeira, L., & Magido Velho Muara, J. . (2025). Mirada Reflexiva sobre el Sistema Educativo y la Implementación de Políticas Educativas en Moçambique. Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, 14(1). https://doi.org/10.9771/re.v14i1.64907