v. 14 n. 1 (2025): Dossiê temático. Caminhos e desafios na formação de professores: entre saberes e práticas – trabalhos apresentados no IX Seminário de formação de professores
Esse número temático apresenta aos leitores – da Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade – os melhores trabalhos apresentados no IX Seminário de Formação de Professores (IX SeForProf - 2024), realizado na Universidade Federal do TriânguloMineiro (UFTM), momento formativo de reflexão e debate sobre as práticas e os desafios enfrentados pelos docentes em diferentes
contextos educacionais. O seminário, realizado a cada dois anos, reúne educadores, pesquisadores e estudantes paradiscutir as questões que envolvem a formação inicial e continuada de professores e temáticas afins à Educação, promovendo a troca de experiências e a construção de conhecimento coletivamente.
Neste dossiê temático, abordamos as principais questões debatidas no IX SeForProf, centradas no tema “Do autoavaliar ao internacionalizar: a pós-graduação e seus enfrentamentos contemporâneos”.
O objetivo desse número é ampliar as discussões em torno da formação docente, explorando diferentes perspectivasque envolvem a prática pedagógica, a política educacional, as metodologias
inovadoras e os desafios da educação no cenário atual.