A PERSPECTIVA INTERCULTURAL NA FORMAÇÃO DOCENTE: NOVOS DESAFIOS, VELHAS QUESTÕES
DOI:
https://doi.org/10.9771/ell.v0i68.39018Palavras-chave:
Perspectiva intercultural, Formação docente, Projeto pedagógico.Resumo
O presente artigo objetiva problematizar a perspectiva intercultural trazendo para discussão novos desafios e velhas questões para a formação docente. Através das contribuições teóricas de Azibeiro (2003), Freire (1988), Mendes (2019; 2020), Paraquett (2010), Rosa (2017), Tubino (2012), entre outros, alguns resultados dos estudos realizados no doutorado em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia são apresentados. Para responder as perguntas de pesquisa, foram utilizados três instrumentos de geração de dados (questionário, entrevistas semiestruturadas e registros etnográficos) além da análise dos documentos (projeto pedagógico do curso e os programas dos componentes curriculares). Os resultados trazem à tona questões e implicações que aprofundam a compreensão da perspectiva intercultural como um dos desafios para a formação docente.