Entendimentos de professores em formação inicial sobre inglês como língua franca

Autores/as

  • Bruna Sampaio Silgueiro Mardegan Universidade Estadual de Maringá
  • Luciana Cabrini Simões Calvo Universidade Estadual de Maringá

Palabras clave:

Inglês como língua franca; Formação docente inicial; Curso de Letras; Entendimentos.

Resumen

Este trabalho apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado, que tinha como um de seus objetivos analisar os entendimentos e as representações sobre inglês como língua franca (ILF) nas interações e atividade(s) desenvolvida(s) pelos acadêmicos de Letras em uma disciplina de formação de professores, quando discutiram o tópico ILF. O estudo tem natureza qualitativa e baseia-se em autores como Gimenez (2015), Santos e Siqueira (2019), Duboc (2018; 2019), dentre outros. Os resultados evidenciaram que os acadêmicos atribuem ao ILF apreciações positivas e que os entendimentos deles sobre o tema apresentam as seguintes categorias: inglês como segunda língua, variedades e ILF; ILF como uma língua de contato; usos criativos da língua e apropriações locais; ILF como uma perspectiva mais flexível de ensinar e aprender a língua inglesa; cultura; a globalização e o ILF e a descentralização do falante nativo.

 

 

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Biografía del autor/a

Luciana Cabrini Simões Calvo, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Letras Português-Inglês, mestrado e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é professora associada do Departamento de Letras Modernas e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá. Coordenou o projeto de Letras-inglês do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UEM e atualmente é coordenadora institucional do Programa Paraná Fala Idiomas-Inglês. Atua no Escritório de Cooperação Internacional da UEM, no Setor de Internacionalização em Casa. Suas investigações se concentram nas áreas de formação de professores, ensino-aprendizagem de línguas e inglês como língua franca.

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Publicado

2025-09-03

Cómo citar

SAMPAIO SILGUEIRO MARDEGAN, B.; CABRINI SIMÕES CALVO, L. Entendimentos de professores em formação inicial sobre inglês como língua franca. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 79, p. 183–206, 2025. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/estudos/article/view/60144. Acesso em: 27 sep. 2025.