EDUCAÇÃO POLÍTICA E GÊNERO: UM OLHAR PARA OS CADERNOS DE TEXTO DA MARCHA DAS MARGARIDAS DE 2023
DOI:
https://doi.org/10.9771/rf.13.1%20e%202.63255Palavras-chave:
Marcha das Margaridas, Educação não sexista, Formação Política, Movimentos de Mulheres, Práticas EducativasResumo
RESUMO: A Marcha das Margaridas (MM), é uma ação estratégica protagonizada por mulheres dos campos, das águas e das florestas, cujo momento de maior visibilidade se dá de quatro em quatro anos, em Brasília, quando milhares de Margaridas de todo Brasil se unem em marcha na capital federal. Contudo, para a discussão aqui proposta, é de interesse o momento de preparação para a MM. O presente artigo objetiva trabalhar o aspecto de formação política da ação, tendo como foco os cadernos de textos da 7ª edição da Marcha, ocorrida em 2023, a fim de verificar os temas trabalhados, as abordagens sensíveis à questões de gênero e os impactos produzidos em termos de educação política para as Margaridas em um processo de reivindicação junto ao Estado. Para isso trabalha-se com autores que discutem a relação entre os movimentos sociais e práticas educativas e é apresentada uma análise do conjunto dos cadernos lançados em 2023, a partir de cinco temas chave para enredar a discussão com foco nas questões atravessadas pelo gênero: corpos-território; participação e representação política das mulheres; a divisão sexual do trabalho. Conclui-se que a formulação do conjunto de cadernos constitui um processo de formação política para as mulheres que o elaboram e o postulam como um material que subsidia debates nas bases sindicais. Entende-se, ainda, que este material funciona como memória política da MM, ao mesmo tempo que fortalece os eixos de reivindicações de caráter interseccional e valoriza o processo de trocas e aprendizados entre as Margaridas, fortalecendo e consolidando um processo contínuo de formação política.
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