CINEMA INDÍGENA DE MULHERES: AUDIOVISUAL, CORPO, TERRA E GÊNERO NA OBRA ARTÍSTICA DE OLINDA YAWAR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/rf.13.1%20e%202.63258

Palabras clave:

cine de mujeres indígenas; Olinda Yawar; Red Katahirine; Feminismos no blancos; Audiovisual y diferencia.

Resumen

O audiovisual produzido no Brasil por cineastas indígenas constitui-se em uma ferramenta política de luta por direitos e de visibilização dos seus modos de vida, pautados na valorização de dinâmicas coletivas e no cuidado com a terra. É notável nos últimos anos um aumento de produções realizadas por mulheres, algumas disponíveis na plataforma Katahirine, uma rede audiovisual de cineastas mulheres indígenas lançada em 2022 para fortalecer e visibilizar suas produções. Dentre elas, elegemos o trabalho da cineasta Olinda Yawar, do povo Tupinambá e Pataxó Hãhãhãe, como foco de reflexões. A produção da artista conta com documentários, ficções e performances, conhecidas sobretudo pela atenção às causas ambientais. Nosso interesse é pensar como se dá, em algumas dessas obras, a articulação entre imagem, terra e corpo. Como Olinda elabora sua subjetividade por meio de imagens e sons? Quais potências suas narrativas expressam? Para tanto, acionamos algumas discussões, como a fabulação crítica de Saidyia Hartman também no sentido de elaborar uma reconstrução da teoria e praxis feminista decolonial e interseccional, incorporando questões como a relação corpo-território e situando os nossos lugares enquanto autoras, no esforço da construção de um diálogo a partir da coalizão de parentescos políticos.

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Biografía del autor/a

Fernanda Capibaribe Leite, UF de Pernambuco

Profa. Dra. do Departamento de Comunicação na Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Profa. Permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - UFPE, Coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual - DCOM/UFPE. Possui dois pós-doutoramentos na McGill University, Montreal, Canadá (2016-2017 e 2020). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação na UFPE. Mestrado pelo Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade e graduação em Comunicação Social - Jornalismo, ambos pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Trabalha nas áreas de Fotografia, Comunicação Audiovisual, Estudos de Gênero, Teoria Queer, Estudos Feministas e Estudos Culturais. Atualmente desenvolvendo projeto de pesquisa associado às narrativas cruzadas e interseccionais que articulam discursos midiáticos visuais e audiovisuais ao enfrentamento de violências de gênero, raça e sexualidade, abordando geografias (trans)feministas/queer e o feminismo negro e movimentos anticoloniais pelo viés da filosofia das imagens. Articula conceitos e temáticas tais como: a construção dos corpos culturais; corpos monstruosos entre abjeção e enfrentamento; binarismos, violências e desigualdades de sexo-gênero-sexualidade; narrativas decoloniais e antiracistas. Ministra e/ou já ministrou as seguintes disciplinas: Gênero, Raça, Sexualidade e Comunicação (pós-graduação); Comunicação e Gênero (pós-graduação); Poétiocas do corpo (pós-graduação); Oficina de Fotografia Fixa (graduação)Iluminação e Direção de Fotografia (graduação), Introdução a Fotografia (graduação), Tópicos Especiais em Cinematografia (graduação), Estudos de Gênero e Audiovisual (graduação), Comunicação e Cultura Visual I e II (graduação) e Fotojornalismo (graduação), dentre outras. Como fotógrafa, já realizou diversas exposições fotográficas, individuais e coletivas, além de participar de processos de criação, produção e pós-produção em cinema e audiovisual, comissões avaliadoras em fotografia e cinema/audiovisual e curadorias.

Karliane Macedo Nunes

É professora do Bacharelado Interdisciplinar em Artes do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), do Mestrado Profissional em Artes (PROF-Artes/IHAC) e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Cinema (PPGCINE/UFS). Vice-coordenadora do MINUS-Grupo de Pesquisa em Cultura e Subalternidades (UFBA). Doutora e mestre em Cultura e Sociedade, programa multidisciplinar da UFBA (Pós-cultura); e jornalista graduada também pela UFBA. Foi professora do curso de Cinema e Audiovisual da UFS entre 2019 e 2023 e do curso de Comunicação Social / Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) entre 2009 e 2019. Desenvolve projetos em torno do audiovisual indígena como forma de descolonização das telas e do conhecimento. Nos campos da comunicação e das artes, interessa-se pelo fomento de práticas interculturais e pedagogias decoloniais, que atuem a favor de uma universidade pluriepistêmica. Autora do livro Laróyè, Exu: imagens e mitos do orixá mensageiro na fotografia de Mario Cravo Neto, publicado pela EDUFBA, na coleção Pesquisa em Artes, em 2011.

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Publicado

2025-08-13

Cómo citar

CAPIBARIBE LEITE, F.; MACEDO NUNES, K. CINEMA INDÍGENA DE MULHERES: AUDIOVISUAL, CORPO, TERRA E GÊNERO NA OBRA ARTÍSTICA DE OLINDA YAWAR. Revista Feminismos, [S. l.], v. 13, 2025. DOI: 10.9771/rf.13.1 e 2.63258. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/63258. Acesso em: 28 nov. 2025.

Número

Sección

DOSSIÊ; Gênero e feminismos em comunidades tradicionais e racializadas