MULHERES NEGRAS E QUILOMBOLAS DE UMARIZAL: HISTÓRIAS E DESAFIOS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.9771/rf.13.1%20e%202.63086Palabras clave:
educação escolar quilombolaResumen
Este artigo faz parte da dissertação em construção, “História e cultura dos ancestrais: Efeito da Lei nº 10.639/03 no currículo escolar quilombola da Escola Municipal de Ensino Fundamental de Umarizal no Município de Baião (PA)”. Empreende-se inferir o papel da mulher negra e quilombola no processo histórico social, na busca por igualdade de direitos na educação escolar e na sua atuação profissional. O objetivo é analisar as histórias das mulheres negras e quilombolas pertencentes à comunidade de Umarizal. Cujo referencial são os autores Benedita Celeste de M. Pinto (2004), Ângela Davis (2016) e Flávio Gomes (2015), que evidenciam as lutas e as participações dos movimentos e grupos sociais na garantia de seus direitos. Os resultados confirmam as dificuldades enfrentadas pelas mulheres ao conciliarem os estudos com os afazeres domésticos e braçais. Desafios superados na garantia de seus direitos.
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