Espaços pré-fílmico, fílmico, pós-fílmico e a-fílmico: as dimensões do espaço cinemático
DOI:
https://doi.org/10.9771/geo.v0i1.66573Palavras-chave:
Geografia e cinema, Espaço cinemático, Espaços pré-fílmico, Fílmico, Pós-fílmico e a-fílmicoResumo
Este artigo tem como temática geral a relação entre Geografia e Cinema, a partir da categoria Espaço. Propõe-se discutir o conceito de espaço cinemático e suas quatro dimensões – espaços pré-fílmico, fílmico, pós-fílmico e a-fílmico – em sua relação com o espaço geográfico propriamente dito. A partir dessa perspectiva, coloca-se a relação entre espaço e filme em posição de destaque, considerando o filme como o produto artístico e econômico do cinema, e este, em sentido lato, enquanto instituição industrial.
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Filmes Citados:
COMPRIMENTO de Onda (Wavelenght, 1967). Direção: Michael Snow. 45 min.
TIROS em Columbine (Bowling for Columbine, 2002). Direção: Michael Moore. 120 min. NBO. 1 DVD.
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