Espaços pré-fílmico, fílmico, pós-fílmico e a-fílmico: as dimensões do espaço cinemático

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/geo.v0i1.66573

Palavras-chave:

Geografia e cinema, Espaço cinemático, Espaços pré-fílmico, Fílmico, Pós-fílmico e a-fílmico

Resumo

Este artigo tem como temática geral a relação entre Geografia e Cinema, a partir da categoria Espaço. Propõe-se discutir o conceito de espaço cinemático e suas quatro dimensões – espaços pré-fílmico, fílmico, pós-fílmico e a-fílmico – em sua relação com o espaço geográfico propriamente dito. A partir dessa perspectiva, coloca-se a relação entre espaço e filme em posição de destaque, considerando o filme como o produto artístico e econômico do cinema, e este, em sentido lato, enquanto instituição industrial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronell Cunha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor de Geografia da Rede Municipal de Porto Alegre, Doutorando e Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Referências

AITKEN, S. C.; ZONN, L. E. Re-apresentando o Lugar Pastiche. In: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (Org.). Cinema, Música e Espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009. p. 15-58.

AUMONT, J.; MARIE, M. Dicionário Teórico e Crítico de Cinema. Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro. 2. ed. Campinas: Papirus, 2006.

AUMONT, J. et al. A Estética do Filme. Tradução de Marina Appenzeller. 9. ed. Campinas: Papirus, 2012.

CUNHA, R. A Representação do Espaço Urbano no Cinema: Uma Viagem dos Primeiros Cinemas ao Princípio da Modernidade Cinematográfica. 2019. 333f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-graduação em Geografia, Instituto de Geociências. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

FIORAVANTE, K. E. Geografia e Cinema: A Produção Cinematográfica e a Construção do Conhecimento Geográfico. 2016. 287f. Tese (Doutorado em Geografia) - Programa de Pós-graduação em Geografia, Instituto de Geociências. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

FIORAVANTE, K. E. Geografia e Cinema: a releitura dos conceitos de espaço, paisagem e lugar a partir das imagens em movimento. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 12, n. 1, p. 272-297, 2018.

HARVEY, D. Condição Pós-Moderna: Uma Pesquisa sobre as Origens da Mudança Cultural. Tradução de Adail Ubirajara Sobral, Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Edições Loyola, 1992.

LEFEBVRE, H. El espacio social. In: LEFEBVRE, H. La producción del espacio. Tradução de Emilio Martínez. Madrid: Capitán Swing, 2013.

MASSEY, D. B. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Tradução de Hilda Pareto Maciel e Rogério Haesbaert. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

METZ, C. A Significação no Cinema. Tradução de Jean-Claude Bernardet. São Paulo: Perspectiva, 2014.

NEVES, A. A. Geografias do Cinema: do Espaço Geográfico ao Espaço Fílmico. Entre-Lugar, Dourados, ano 1, n. 1, p. 133-156, 2010.

OLIVEIRA JR., W. M. A Tela Dividida: Fronteiras no Filme “A Marca da Maldade”. Pro-Posições, Campinas, v. 9, n. 1, p. 161-171, 1998.

OLIVEIRA JR., W. M. O que seriam as geografias de cinema? Leituras Transdisciplinares de Telas e Textos, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 27-33, 2005.

POZZO, R. R. Uma Geografia do Cinema Brasileiro: Bloqueios Internacionais, Contradições Internas. 2015. 232f. Tese (Doutorado em Geografia) - Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo. Razão e Emoção. 4. ed. 8. reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.

STAM, R. Introdução à teoria do cinema. Tradução Fernando Mascarello. 5. ed. Campinas: Papirus, 2013.

VANOYE, F.; GOLIOT-LÉTÉ, A. Ensaio sobre a Análise Fílmica. Tradução de Marina Appenzeller. 7. ed. Campinas: Papirus, 2012.

Filmes Citados:

COMPRIMENTO de Onda (Wavelenght, 1967). Direção: Michael Snow. 45 min.

TIROS em Columbine (Bowling for Columbine, 2002). Direção: Michael Moore. 120 min. NBO. 1 DVD.

Downloads

Publicado

2025-07-22

Como Citar

Cunha, R. (2025). Espaços pré-fílmico, fílmico, pós-fílmico e a-fílmico: as dimensões do espaço cinemático. GeoTextos, 21(1). https://doi.org/10.9771/geo.v0i1.66573

Edição

Seção

Artigos