PRE-FILMIC, FILMIC, POST-FILMIC AND A-FILMIC SPACES: THE DIMENSIONS OF THE CINEMATIC SPACE
DOI:
https://doi.org/10.9771/geo.v0i1.66573Keywords:
Geography and cinema, Cinematic space, Pre-filmic, Fílmico, Post-filmic and A-filmic spacesAbstract
This article’s central theme is the connection between Geography and Cinema, based on the Space category. It is proposed to discuss the concept of cinematic space and its four dimensions: pre-filmic, filmic, post-filmic and a-filmic spaces; in its connection with the geographic space. From this perspective, the connection between space and film is highlighted, considering the film as the artistic and economic product of cinema, and the latter, in a broad sense, as an industrial institution.
Downloads
References
AITKEN, S. C.; ZONN, L. E. Re-apresentando o Lugar Pastiche. In: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (Org.). Cinema, Música e Espaço. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009. p. 15-58.
AUMONT, J.; MARIE, M. Dicionário Teórico e Crítico de Cinema. Tradução de Eloisa Araújo Ribeiro. 2. ed. Campinas: Papirus, 2006.
AUMONT, J. et al. A Estética do Filme. Tradução de Marina Appenzeller. 9. ed. Campinas: Papirus, 2012.
CUNHA, R. A Representação do Espaço Urbano no Cinema: Uma Viagem dos Primeiros Cinemas ao Princípio da Modernidade Cinematográfica. 2019. 333f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-graduação em Geografia, Instituto de Geociências. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
FIORAVANTE, K. E. Geografia e Cinema: A Produção Cinematográfica e a Construção do Conhecimento Geográfico. 2016. 287f. Tese (Doutorado em Geografia) - Programa de Pós-graduação em Geografia, Instituto de Geociências. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
FIORAVANTE, K. E. Geografia e Cinema: a releitura dos conceitos de espaço, paisagem e lugar a partir das imagens em movimento. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 12, n. 1, p. 272-297, 2018.
HARVEY, D. Condição Pós-Moderna: Uma Pesquisa sobre as Origens da Mudança Cultural. Tradução de Adail Ubirajara Sobral, Maria Stela Gonçalves. São Paulo: Edições Loyola, 1992.
LEFEBVRE, H. El espacio social. In: LEFEBVRE, H. La producción del espacio. Tradução de Emilio Martínez. Madrid: Capitán Swing, 2013.
MASSEY, D. B. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Tradução de Hilda Pareto Maciel e Rogério Haesbaert. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
METZ, C. A Significação no Cinema. Tradução de Jean-Claude Bernardet. São Paulo: Perspectiva, 2014.
NEVES, A. A. Geografias do Cinema: do Espaço Geográfico ao Espaço Fílmico. Entre-Lugar, Dourados, ano 1, n. 1, p. 133-156, 2010.
OLIVEIRA JR., W. M. A Tela Dividida: Fronteiras no Filme “A Marca da Maldade”. Pro-Posições, Campinas, v. 9, n. 1, p. 161-171, 1998.
OLIVEIRA JR., W. M. O que seriam as geografias de cinema? Leituras Transdisciplinares de Telas e Textos, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 27-33, 2005.
POZZO, R. R. Uma Geografia do Cinema Brasileiro: Bloqueios Internacionais, Contradições Internas. 2015. 232f. Tese (Doutorado em Geografia) - Programa de Pós-graduação em Geografia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo. Razão e Emoção. 4. ed. 8. reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014.
STAM, R. Introdução à teoria do cinema. Tradução Fernando Mascarello. 5. ed. Campinas: Papirus, 2013.
VANOYE, F.; GOLIOT-LÉTÉ, A. Ensaio sobre a Análise Fílmica. Tradução de Marina Appenzeller. 7. ed. Campinas: Papirus, 2012.
Filmes Citados:
COMPRIMENTO de Onda (Wavelenght, 1967). Direção: Michael Snow. 45 min.
TIROS em Columbine (Bowling for Columbine, 2002). Direção: Michael Moore. 120 min. NBO. 1 DVD.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Creative Commons CC BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados. Ver o resumo da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Ver o texto legal da licença em: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ Consulte o site do Creative Commons: https://creativecommons.org/licenses/?lang=pt
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).








