IMPACTOS GERADOS PELO LODO ORIUNDO DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA (ETA) DO MUNICÍPIO DE PAU BRASIL (BAHIA)
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v0i2.51872Palavras-chave:
Recursos Hídricos, Resíduo Sólido, Qualidade da ÁguaResumo
No Brasil, o lodo produzido nos decantadores das Estações de Tratamento de Água (ETA) do tipo convencional, juntamente com a água de lavagem dos filtros dessas estações, costuma ser descartado nos corpos hídricos sem nenhum tratamento. A ETA de Pau Brasil, a exemplo da maioria das estações do Brasil, descarta seu lodo no rio Água Preta sem nenhum tratamento prévio. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo principal avaliar o potencial do impacto causado pelo descarte inadequado do lodo produzido na Estação de Tratamento de Água de Pau Brasil, Estado da Bahia. Assim, foram identificados os processos de tratamento onde é gerado o lodo na ETA e realizada a caracterização físico-química e microbiológica do resíduo sólido. A pesquisa também identificou o trajeto percorrido pelo lodo, desde seu ponto de geração (ETA) até o seu destino final (rio Água Preta). Destarte, foram escolhidos três pontos (P1, P2 e P3) localizados do rio Água Preta, com a finalidade de se determinar alguns parâmetros físico-químicos (pH, temperatura, condutividade elétrica, sólidos totais dissolvidos, salinidade e turbidez) e microbiológicos (coliformes totais e termotolerantes), a fim de avaliar os impactos provocados pelo lançamento do lodo nesse corpo hídrico. No total, foram realizadas três coletas mensais, nos meses de abril, maio e junho. Os resultados encontrados para os parâmetros condutividade elétrica, sólidos totais dissolvidos, salinidade e turbidez permitiram inferir que o descarte indevido do lodo no rio sem tratamento provocou alteração na qualidade da água do rio, especificamente no local do descarte do lodo. Porém, a qualidade da água do rio antes do descarte do lodo já estava comprometida em função do lançamento de esgotos domésticos nele. Além de poluída, a água do rio estava contaminada por coliformes totais e termotolerantes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).