V.13, N.2 (2025)

Editorial
Este editorial refere-se ao nº 2, do volume 13, da revista GESTA – Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais, com as publicações aprovadas no primeiro semestre do ano de 2025.
O periódico GESTA é de livre acesso, gratuito e comprometido com sólidas bases científicas e com a ciência-cidadã. A gestão coletiva atual da Revista envolve as instituições: Universidade Federal da Bahia - UFBA, Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, Universidade Federal do Maranhão - UFMA.
A hospedagem e edição da Revista GESTA está a cargo da Universidade Federal da Bahia – UFBA. A política do periódico para divulgação é de Livre Acesso (Open Acess) sem cobrança de taxas de submissão e/ou publicação. A Revista Gesta encontra-se classificada como B2 no Qualis/CAPES para dez áreas do conhecimento: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E TURISMO; CIÊNCIAS AMBIENTAIS; CIÊNCIAS AGRÁRIAS I; CIÊNCIAS BIOLÓGICAS I; CIÊNCIA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS; ENGENHARIAS I e III; QUÍMICA; INTERDISCIPLINAR e SAÚDE COLETIVA.
Esta Edição apresenta um artigo de posição, cinco artigos científicos originais, um de revisão sistemática e dois artigos com revisão de literatura, com contribuições significativas para a ciência no desafio no saneamento e suas tecnologias.
- Como primeira contribuição apresenta a situação do Licenciamento ambiental após aprovação no Congresso Nacional.
- Os artigos originais trazem: a construção e aplicação do índice de qualidade urbano-ambiental de Salvador (IQUASalvador); um estudo da viabilidade de aplicação da produção mais limpa na indústria de cutelaria; uma análise de esgoto doméstico tratado visando o cumprimento dos padrões de reúso agrícola; um estudo do potencial de reúso de água em polos de irrigação da Bahia; uma caracterização físico-química e biológica do lodo de estação de tratamento de água (ETA) para fins de reaproveitamento.
- O artigo de revisão sistemática apresenta um protocolo de avaliação rápida e seu uso além do monitoramento ambiental.
- Os artigos de revisão de literatura são: uma análise de métodos de obtenção do alumínio sob a perspectiva da química verde; e uma discussão sobre as tendências globais sobre tecnologias utilizadas para a produção de hidrogênio renovável.
Esperamos que esta Edição alcance ampla repercussão e reiteramos nossa gratidão aos autores e às autoras, à equipe de revisão, edição e condução do Periódico GESTA! Seguimos focados para o sucesso das edições futuras e para melhorias no Periódicos que estão por vir!
Abraços fraternos.
Equipe editorial