ANÁLISE DE ESGOTO DOMÉSTICO TRATADO VISANDO O CUMPRIMENTO DOS PADRÕES DE REÚSO AGRÍCOLA
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v0i2.54471Palavras-chave:
Normatização, Efluente, FertirrigaçãoResumo
O aumento da demanda por recursos hídricos tem trazido consequências, principalmente relacionadas à deterioração de sua qualidade. Nesse cenário, o reúso agrícola de efluentes domésticos é visto como uma opção para mitigar a escassez hídrica. Entretanto, o efluente precisa atender aos padrões de qualidade de água de reúso recomendados. O objetivo desse trabalho foi avaliar as características de um efluente doméstico tratado por fossa séptica biodigestora com viés ao atendimento dos padrões de reúso agrícola. O efluente analisado foi proveniente de um sistema de fossa séptica biodigestora (FSB) e as análises foram realizadas no Laboratório de Saneamento da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), obtendo-se suas características físico-químicas e microbiológicas. Para avaliação do efluente foram utilizados como balizadores a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (USEPA), a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, 1992), e o modelo de Ayers e Westcot (1987) de diretrizes para qualidade de água para irrigação. O efluente analisado pode ser empregado no reúso agrícola, e suas concentrações de macronutrientes podem favorecer o aumento da produtividade e o desenvolvimento das plantas. No entanto, é fundamental monitorar sua aplicação, conforme a cultura e as características do solo, a fim de garantir a sustentabilidade da prática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).