PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO RÁPIDA E SEU USO ALÉM DO MONITORAMENTO AMBIENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v0i2.56430

Palavras-chave:

Rios, Monitoramento, Educação ambiental, Avaliação visual, Protocolos de Avaliação Rápida

Resumo

Os Protocolos de Avaliação Rápida (PAR) foram criados como ferramentas de aplicação mais célere e de baixo custo, sem prejuízo da qualidade das informações adquiridas. O objetivo deste estudo foi elaborar uma revisão sistemática da literatura sobre a ferramenta aqui denominada como PAR e seu uso em ações de educação ambiental e monitoramento participativo de bacias hidrográficas. A metodologia teve como referência as diretrizes preconizadas nos Principais Itens Para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises (Recomendação PRISMA). Com o resultado foi possível concluir que os PARs apresentam grande potencial para ações de educação ambiental com diferentes públicos, assim como aptidão para realização de campanhas de monitoramento participativo de bacias hidrográficas, desde que seja atenuada a subjetividade da ferramenta por meio do treinamento dos voluntários, sendo também recomendada sua supervisão por algum monitor ou voluntário mais experiente no momento da avaliação. Dependendo da região de inserção do curso d’água a ser avaliado, são necessárias adaptações do PAR em razão de possíveis variações relacionadas a fatores como o clima, relevo, geologia, uso e ocupação do solo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wender Lucas de Almeida, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Manejo e Conservação de Ecossistemas Naturais e Agrários pela UFV Campus Florestal, possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Presidente Antônio Carlos e Especialização em Biologia Marinha e Oceanografia pela FAMATH - Campus Niteroi (RJ). Atualmente trabalha como Biólogo no Departamento de Regularização e Licenciamento Ambiental da Prefeitura Municipal de Igarapé - MG. É gestor da Área de Proteção Ambiental de Igarapé (APA Municipal de Igarapé).

Hygor Aristides Victor Rossoni, Universidade Federal de Viçosa

Graduado em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Viçosa (2005), Mestre em Ciência Florestal pela mesma instituição (2007) e Doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015). É Professor Titular da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal (UFV - CAF); docente e orientador permanente do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental (Mestrado Profissional) do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Bambuí (IFMG); do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFV - Campus Sede e colaborador do Mestrado Acadêmico em Manejo e Conservação de Ecossistemas Naturais e Agrários da UFV – CAF.

Downloads

Publicado

2025-09-25

Como Citar

Lucas de Almeida, W., & Aristides Victor Rossoni, H. . (2025). PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO RÁPIDA E SEU USO ALÉM DO MONITORAMENTO AMBIENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 13(2), 95–108. https://doi.org/10.9771/gesta.v0i2.56430

Edição

Seção

Artigos de Revisão Sistemática