PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO RÁPIDA E SEU USO ALÉM DO MONITORAMENTO AMBIENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v0i2.56430Palavras-chave:
Rios, Monitoramento, Educação ambiental, Avaliação visual, Protocolos de Avaliação RápidaResumo
Os Protocolos de Avaliação Rápida (PAR) foram criados como ferramentas de aplicação mais célere e de baixo custo, sem prejuízo da qualidade das informações adquiridas. O objetivo deste estudo foi elaborar uma revisão sistemática da literatura sobre a ferramenta aqui denominada como PAR e seu uso em ações de educação ambiental e monitoramento participativo de bacias hidrográficas. A metodologia teve como referência as diretrizes preconizadas nos Principais Itens Para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-análises (Recomendação PRISMA). Com o resultado foi possível concluir que os PARs apresentam grande potencial para ações de educação ambiental com diferentes públicos, assim como aptidão para realização de campanhas de monitoramento participativo de bacias hidrográficas, desde que seja atenuada a subjetividade da ferramenta por meio do treinamento dos voluntários, sendo também recomendada sua supervisão por algum monitor ou voluntário mais experiente no momento da avaliação. Dependendo da região de inserção do curso d’água a ser avaliado, são necessárias adaptações do PAR em razão de possíveis variações relacionadas a fatores como o clima, relevo, geologia, uso e ocupação do solo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).