ANÁLISE DA VIABILIDADE ECONÔMICA PARA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DO BIOGÁS NO MUNICÍPIO DE ERECHIM (RS)
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v0i2.59171Palavras-chave:
Resíduos Sólidos Urbanos, Digestão anaeróbia, Energia renovável, Valor Presente LíquidoResumo
O objetivo desta pesquisa foi analisar a viabilidade econômica da implantação de uma usina destinada ao aproveitamento do biogás para a geração de energia elétrica, utilizando a fração orgânica dos resíduos sólidos urbanos do município de Erechim (RS). Para avaliar a viabilidade econômica, procedeu-se ao cálculo do Valor Presente Líquido (VPL), da Taxa Interna de Retorno (TIR), do Payback, do Payback Descontado (PBD) e do Fluxo de Caixa Total (FCT). Estimou-se uma produção diária de biogás em 7.998 m³ e de energia elétrica em 16.795 kW, a partir do processamento de 50 toneladas de resíduos sólidos urbanos diariamente. As projeções demonstraram resultados positivos para um horizonte temporal de 10 anos com um VPL positivo de R$ 12.531.026,00 e a taxa interna de retorno em 28,90%. O Payback foi calculado em aproximadamente 3 anos e 3 meses, enquanto o Payback descontado foi estimado em cerca de 2 anos e 2 meses, e o payback descontado em aproximadamente 2 anos e 8 meses. Dessa forma, foi possível concluir a viabilidade financeira do empreendimento. Estes resultados permitem prever uma diminuição do volume de resíduos encaminhados para aterros sanitários. Adicionalmente, observa-se a oportunidade de produção de energia elétrica renovável através da utilização do biogás. Estes resultados permitem prever uma diminuição do volume de resíduos encaminhados para aterros sanitários e uma redução nos custos públicos de aproximadamente R$ 3.528.200,00 referente a economias nos custos de transbordo e economias com o custo anual de energia elétrica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).