AVALIAÇÃO PRELIMINAR DO MONITORAMENTO DE DESREGULADORES ENDÓCRINOS EM ÁGUAS SUPERFICIAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO.
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v0i2.61645Palavras-chave:
desreguladores endócrinos, contaminantes emergentes, qualidade da água, 17-alfa-etinilestradio, teste BLYESResumo
Os desreguladores endócrinos (DEs) são substâncias capazes de interferir no sistema endócrino dos seres vivos, sendo associados a consequências adversas tanto na biota quanto na saúde humana. Exemplos de DEs incluem pesticidas, fármacos, surfactantes e estrogênios (hormônios), encontrados em águas superficiais, subterrâneas e em estações de tratamento de águas residuais. Os atuais processos de tratamento não garantem a remoção completa desses compostos, podendo contaminar a água de consumo. Este estudo visa avaliar a existência e as dificuldades do órgão ambiental na análise e monitoramento de DEs em águas superficiais e subterrâneas no estado de São Paulo, no período de 2018 a 2022. O estudo foi realizado por meio de análise documental e entrevistas semiestruturadas com gestores do órgão ambiental estadual. Os resultados mostraram que a agência ambiental monitora a atividade estrogênica (AE) há alguns anos, tanto em água superficial quanto subterrânea, utilizando o bioensaio Bioluminescent Yeast Estrogen Screen (BLYES). Este bioensaio determina a presença ou ausência de AE, porém não identifica os compostos específicos causadores, demandando ainda o desenvolvimento de métodos analíticos validados para este fim. O valor de referência utilizado no teste BYES é 3,8 ng E2 eq L-1. No período avaliado, alguns pontos apresentaram AE no intervalo de 2,69 ng E2 eq L-1 a 129 ng E2 eq L-1. Devido à ausência de normas ou leis brasileiras, que priorizem as classes e limites de DEs a serem monitorados, são necessários ainda estudos toxicológicos e de risco ambiental que possam contribuir para a elaboração de regulamentações adequadas e programas de monitoramento de DEs em águas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).