CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA E BIOLÓGICA DO LODO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA (ETA) PARA FINS DE REAPROVEITAMENTO
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v0i2.61948Palavras-chave:
ETA, Resíduo sólido, Tratamento do lodoResumo
As Estações de Tratamento de Água (ETAs) geram uma elevada quantidade de lodo durante seu processo de potabilização da água, principalmente na etapa de decantação. Este lodo é classificado como resíduo sólido e não pode ser descartado diretamente no meio ambiente, pois pode provocar contaminação no solo ou no corpo hídrico, o que demonstra a necessidade de conhecimento das suas características para que possa ser definido o seu destino. Diante disso, o objetivo do estudo foi caracterizar o lodo do decantador da ETA de forma qualitativa, por meio de análises de parâmetros físicos, químicos e biológicos de amostras coletadas no período seco e no período chuvoso, em que os parâmetros analisados foram: N, Al, Cd, Ca, Pb, Fe, Mg, Mn, Hg, Ni, Sólidos Totais, Carbono Orgânico Total e Coliformes Totais. Os resultados encontrados de sólidos totais variaram de 70% entre o período seco e o período chuvoso. A temperatura e o pH mantiveram-se constantes da primeira para a segunda amostra. Em geral, os níveis de metais pesados encontrados foram abaixo do limite de quantificação e apenas o teor de manganês no período seco apresentou valores acima do limite permitido pela legislação. Quanto aos Coliformes Totais, no período chuvoso a concentração encontrada foi maior, porém não suficiente para avaliação de contaminação. Observou-se através das análises que o lodo apresenta potencial de aplicação em solos, compostagem e em áreas degradadas, com uso controlado, deixando de ser um rejeito para ETA e tornando-se um resíduo com potencial de aproveitamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).