AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE ESTADO TRÓFICO EM CURSOS DE ÁGUA LOCALIZADOS NO MUNICÍPIO DE FEIRA DE SANTANA, BA
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v0i1.64467Palavras-chave:
recursos hídricos, monitoramento ambiental, qualidade da águaResumo
O índice de estado trófico (IET) classifica os corpos d'água em diferentes níveis de trofia, avaliando a qualidade do ecossistema quanto ao enriquecimento por nutrientes. Atividades humanas afetam ecossistemas aquáticos, impactando a qualidade e quantidade da água. Os múltiplos usos da água, aliados às atividades humanas, têm acelerado o processo de eutrofização desses corpos d’água. Estudos tróficos, usando o IET, buscam detectar e prever esses processos. Diante do exposto, o presente estudo tem como objetivo avaliar e classificar a qualidade das águas do município de Feira de Santana, Bahia, por meio da determinação do grau de trofia, utilizando o Índice de Estado Trófico (IET). Foram obtidos e analisados 16 anos de dados, para 4 pontos de monitoramento compreendidos na extensão do município, disponibilizado no módulo de monitoramento do INEMA. Após tratamento dos dados, o IET foi classificado entre ultraoligotrófico (IET ≤ 47) e hipereutrófico (IET > 67). O estado trófico global do município de Feira de Santana foi caracterizado como hipereutrófico, indicando elevadas concentrações de matéria orgânica e nutrientes, com comprometimento acentuado nos seus usos, o que ratifica a necessidade do manejo da água do município a fim de minimizar os impactos e promover a manutenção da qualidade de suas águas naturais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).