SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL COROA VERMELHA, SUL DA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v0i1.64560Palavras-chave:
Recursos hídricos, Uso e cobertura da terra, unidades de conservaçãoResumo
O objetivo do estudo foi avaliar os serviços ecossistêmicos em função do uso e cobertura da terra na Área de Proteção Ambiental Coroa Vermelha (APA), com ênfase em serviços relacionados aos recursos hídricos, mudanças climáticas e atividades recreativas. Foi construído um banco de dados de uso e cobertura da terra para a APA Coroa Vermelha, derivado do Projeto de Mapeamento Anual de Cobertura e Uso do Solo no Brasil. Avaliaram-se as transições de uso e cobertura da terra entre os períodos 1992-2022, 2002-2012, 2012-2022 e 1992-2022. Foram construídas matrizes de oferta e demanda em função dos usos e cobertura da terra existentes. Formação florestal, rios, lagos e oceano mostraram capacidade para fornecer múltiplos serviços ecossistêmicos (provisão, regulação e manutenção e cultural) relacionados com os recursos hídricos, mudanças climáticas e recreação. Áreas costeiras possuem a maior demanda de serviços ecossistêmicos e se relacionam com expansão urbana, agropecuária e turismo. Apesar da unidade de conservação objetivar o uso direto e sustentável dos recursos naturais, políticas de conservação e governança devem ser prioritárias para garantir a oferta de serviços ecossistêmicos e a manutenção dos ecossistemas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).