SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL COROA VERMELHA, SUL DA BAHIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gesta.v0i1.64560

Palavras-chave:

Recursos hídricos, Uso e cobertura da terra, unidades de conservação

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar os serviços ecossistêmicos em função do uso e cobertura da terra na Área de Proteção Ambiental Coroa Vermelha (APA), com ênfase em serviços relacionados aos recursos hídricos, mudanças climáticas e atividades recreativas. Foi construído um banco de dados de uso e cobertura da terra para a APA Coroa Vermelha, derivado do Projeto de Mapeamento Anual de Cobertura e Uso do Solo no Brasil. Avaliaram-se as transições de uso e cobertura da terra entre os períodos 1992-2022, 2002-2012, 2012-2022 e 1992-2022. Foram construídas matrizes de oferta e demanda em função dos usos e cobertura da terra existentes. Formação florestal, rios, lagos e oceano mostraram capacidade para fornecer múltiplos serviços ecossistêmicos (provisão, regulação e manutenção e cultural) relacionados com os recursos hídricos, mudanças climáticas e recreação. Áreas costeiras possuem a maior demanda de serviços ecossistêmicos e se relacionam com expansão urbana, agropecuária e turismo. Apesar da unidade de conservação objetivar o uso direto e sustentável dos recursos naturais, políticas de conservação e governança devem ser prioritárias para garantir a oferta de serviços ecossistêmicos e a manutenção dos ecossistemas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Micléia Nascimento Vieira, Universidade Federal do Sul da Bahia

Técnica em Meio Ambiente formada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Eunápolis; Bacharela em Ciências e Graduanda em Engenharia Sanitária e Ambiental pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Sosígenes Costa, Centro de Formação em Ciências Ambientais (CFCAm). Foi estagiária bolsista do Instituto de Pesquisa e Estudos Florestais (IPEF) através do Projeto Assentamentos Agroecológicos ESALQ/USP. Estagiou no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, atuando diretamente no Parque Nacional do Alto Cariri (PNAC) com atividades ligadas ao Geoprocessamento. Atualmente, integra o Laboratório de Geoprocessamento e Gestão Costeira (LabGGeC) da UFSB.

Downloads

Publicado

2025-07-22

Como Citar

Vieira, M. N. ., Pinheiro, I. E. G., & Lopes, E. R. do N. (2025). SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL COROA VERMELHA, SUL DA BAHIA. Revista Eletrônica De Gestão E Tecnologias Ambientais, 13(1), 14–27. https://doi.org/10.9771/gesta.v0i1.64560

Edição

Seção

Artigos Originais