SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS EM RECIFES DE CORAIS SOB DIFERENTES REGIMES DE PROTEÇÃO NO SUL DA BAHIA, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v0i1.64660Palavras-chave:
Serviços ecossistêmicos, recifes de corais, unidades de conservaçãoResumo
Este trabalho foi conduzido em duas Unidades de Conservação (UC) de categorias distintas e localizadas no Sul do estado da Bahia, o Parque Natural Municipal Marinho do Recife de Fora (PNMMRF) e a Área de Proteção Ambiental de Coroa Vermelha (APACV). Ambas possuem recifes de corais em seu perímetro e desempenham importante contribuição na oferta de Serviços Ecossistêmicos (SE) para as comunidades tradicionais costeiras e economia local, contribuindo para a subsistência, economia e cultura da região. O objetivo do trabalho foi mapear a cobertura de habitats e caracterizar a oferta de SE nas referidas UCs, utilizando a plataforma Allen Coral Atlas e a Classificação Internacional Comum de Serviços Ecossistêmicos (CICES). Os resultados demonstram que o PNMMRF tem maior porcentagem de sua cobertura representada por habitats de corais (42%) enquanto a APACV tem a maior parcela da sua cobertura composta por habitats de cascalho (51%). Tais evidências estão ligadas à maior intensidade de uso nos recifes da APA que acabam por acarretar uma menor cobertura de corais. Com base na classificação CICES identificou-se que os recifes de corais estudados ofertam um total de 19 SE, sendo que o habitat Coral/Alga desempenha maior oferta de bens e serviços. O PNMMRF tem uma maior capacidade de oferta de SE em relação a APACV, visto que maior parte de sua cobertura é dominada por habitats de Coral/Alga (habitat com maior capacidade de oferta). Estas características são decorrentes da maior distância da linha de costa e do fator proteção promovido pelo PNMMRF, uma UC de características mais restritivas. Os resultados obtidos evidenciam a relevância dos recifes de corais mapeados na provisão de SE, ressaltando a necessidade de manutenção e aprimoramento das ferramentas de gestão nas Unidades de Conservação analisadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).