QUALIDADE DA ÁGUA DE NASCENTES EM COMUNIDADES RURAIS DA REGIÃO OESTE DO ESTADO DA BAHIA
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v0i1.64678Palavras-chave:
Saneamento rural, Cerrado, Fontes alternativas de abastecimentoResumo
Este estudo aborda a necessidade crescente de compreender e abordar os desafios enfrentados na garantia do acesso à água potável em áreas rurais, especialmente no contexto do Cerrado brasileiro. Diante disso, o objetivo do estudo foi avaliar a qualidade da água em três importantes nascentes no município de Baianópolis-Bahia, que são utilizadas para consumo in natura e demais atividades humanas. Foram adotadas metodologias de análises físico-químicas e microbiológicas da água, considerando parâmetros como cor aparente, condutividade elétrica, OD, pH, turbidez, salinidade, alcalinidade, coliformes totais e coliformes termotolerantes realizadas em três campanhas bimestrais (outubro e dezembro de 2023 e em fevereiro de 2024) em nascentes das comunidades rurais de Água Boa, Bebedouro e Tabua. Os resultados revelaram que na nascente de Água Boa, houve destaque pelos valores mais baixos de OD e pH e maiores valores de cor aparente e turbidez em pelo menos uma das campanhas realizadas, apresentando preocupação com a qualidade hidroambiental da área. Além disso, os parâmetros de CE, alcalinidade e salinidade revelam que a nascente de Tabua apresenta características diferentes das demais fontes de Água Boa e Bebedouro. Os resultados microbiológicos detectaram presença de coliformes totais e termotolerantes em todas as nascentes estudadas, demonstrando contaminação da água e possível risco aos consumidores. Ao analisar esses dados à luz das normativas da Portaria n° 888/21 e da Resolução CONAMA n° 357/2005, percebeu-se a importância da realização de medidas de tratamento da água antes do consumo humano. Concluiu-se que a avaliação contínua da qualidade da água e a implementação de medidas de conservação são essenciais para garantia da qualidade da água, promoção da saúde pública e manutenção dos ecossistemas locais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).