MODELO COMPUTACIONAL PARA AVALIAÇÃO DO POTENCIAL AGRONÔMICO DO LODO GERADO NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA, BAHIA, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v0i1.65021Palavras-chave:
Sustentabilidade, Dinâmica de sistemas, Biossólidos, AgriculturaResumo
O Lodo de Esgoto (LE), principal subproduto oriundo dos sistemas de tratamento de águas residuárias, é um material rico em matéria orgânica e nutrientes, mas possui na composição substâncias químicas e organismos patogênicos que podem representar riscos potenciais para o aproveitamento. Este estudo teve como objetivo avaliar o potencial agronômico do lodo gerado na estação de tratamento de esgoto do município de Vitória da Conquista a partir da abordagem de Dinâmica de Sistemas. A metodologia incluiu caracterização da ETE-VCA, revisão bibliográfica, classificação do LE e o desenvolvimento de um modelo computacional de Dinâmica de Sistemas (DS) no software Vensim PLE 9.3.5. A classificação do LE seguiu os parâmetros da Resolução CONAMA nº 498/2020, da norma americana 40 CFR Part 503 e da norma europeia Diretiva 86/278/CEE. A ETE-VCA atende cerca de 256 mil pessoas, gerando em média 2.139 toneladas/ano de LE desaguado e estabilizado. A análise dos parâmetros físico-químicos e microbiológicos das amostras do LE revelou conformidade com as legislações brasileira e americana para produção de biossólidos Classe A, permitindo o uso agrícola seguro. As simulações indicaram que os biossólidos produzidos poderiam suprir integralmente as necessidades nutricionais dos cultivos de mandioca, banana e maracujá, e parcialmente os cultivos de feijão, em 84,93%, e café em 17,64% nos últimos cinco anos. O aproveitamento do LE em forma de biossólidos promove benefícios como a redução da dependência de fertilizantes convencionais, diminuição dos custos de produção e o melhor aproveitamento de nutrientes em nível regional, contribuindo para a melhoria da fertilidade do solo e para a redução do impacto ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).