O LICENCIAMENTO AMBIENTAL APROVADO NO CONGRESSO NACIONAL - a permissão para a tragédia da qualidade ambiental como bem comum do povo
DOI:
https://doi.org/10.9771/gesta.v0i2.69741Palavras-chave:
Licenciamento ambiental, Congresso Nacional, Política Nacional de Meio AmbienteResumo
O Projeto de Lei (PL) do Licenciamento Ambiental aprovado pelo Congresso Nacional, além de representar um flagrante retrocesso para a gestão ambiental no Brasil, se constitui em um gravíssimo conflito com a Constituição Federal, que determina o direito dos brasileiros de possuir uma qualidade ambiental como bem de uso comum e essencial à sadia qualidade de vida(grifo nosso), como também no propósito preventivo e de precaução como função precípua do Licenciamento ambiental (Brasil, 1988, art. 225). Os fundamentos conceituais bem como as medidas previstas de infringimento do arcabouço institucional que sustentam essa constatação serão desenvolvidos nas considerações a seguir.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).