Orquestração: o timbre e suas particularidades expressivas em Ma Mère l’Oye

Autores

  • Andersen Viana Escola de Musica da UFBA

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v8i2.34287

Palavras-chave:

Musica, Composicao, Teoria da Musica, Orquestracao

Resumo

Este artigo reúne informações e tópicos para reflexão sobre um dos aspectos mais fascinantes da orquestração: o timbre na Suíte Ma Mère l’Oye de Maurice Ravel. Procurou-se atingir o cerne de questões que se colocam como fundamentais no processo composicional: Qual a importância do timbre? Qual a razão de se utilizar um ou outro instrumento? Será a resultante de combinações orquestrais suficientes para expressar algo que vai além do sonoro?

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Biografia do Autor

Andersen Viana, Escola de Musica da UFBA

Maestro-compositor e produtor cultural. 18 premios no Brasil e exterior. 225 obras compostas. 4 CD's gravados,1 livro editado e artigos publicados em jornais e revistas no Brasil e exterior.

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Publicado

2008-01-03

Edição

Seção

Artigos