Edições anteriores
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v. 14 n. 1 (2020)
Número de retorno do ICTUS, dedicado in memoriam a Jamary Oliveira (1944-2020) e incluindo textos relativos à pesquisa em música. -
v. 7 (2006)
Editorial Prezado Leitor, Vários são os motivos para celebrar este sétimo volume do ICTUS. De inicio, dedicamos a capa deste número ao renomado compositor baiano Damião Barbosa de Araújo, cujo retrato reproduzimos 15 vezes (giocosamente alla Andy Warhol), lembrando os 150 anos da sua morte. Ainda, este sétimo número do ICTUS inaugura a nova fase do nosso periódico (que fora anunciada durante o XVI Congresso da ANPPOM em Brasília): o lançamento da sua versão eletrônica com aproveitamento do SEER (Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas), versão em português - disponibilizada pelo IBICT - do OJS (Open Journal System - iniciativa internacional no conceito open archives), com o qual o âmbito de circulação do ICTUS vira notadamente internacional, não dependendo mais da distribuição física para o acesso livre, estando disponível gratuitamente no site . Agradecemos aqui a todos aqueles que fizeram possível isso acontecer. O nosso Conselho Editorial recebe o apoio renovado do Prof. Dr. Rui Vieira Nery (Fundação Calouste Gulbenkian / Universidade de Évora, Portual), e o nosso Corpo Consultivo se prestigia novamente com a presença dos conhecidos professores Alda e Jamary Oliveira, queridos pareceiros de longa data do nosso PPGMUS-UFBA. Aliado a eles, o ICTUS conta com um numeroso e capacitado grupo de docentes e pesquisadores das mais diversas instituições acadêmicas de ensino e pesquisa em música nacionais e do exterior, que fazem realidade sermos um dos poucos periódicos ligados a Programas de Pós-graduação em Música no Brasil com avaliação cega por pares. A todos eles ficamos constantemente gratos pelo seu tempo e esmero na avaliação dos trabalhos submetidos. Como é tradição, todo número do ICTUS conta com um autor convidado de renome no cenário nacional e/ou internacional da pesquisa em música. O deste número é o Prof. Dr. Nicholas Cook (Royal Holloway University of London), discutindo os cruzamentos (metodológicos, práticos, conceituais e terminológicos) nas disciplinas até hoje conhecidas como musicologia e etnomusicologia na sua história recente. Assim, esperamos ter atingido (mais uma vez) as exigências de qualidade que você, caro leitor, respeitosamente nos impõe. Boa leitura. Pablo Sotuyo Blanco Editor