O som em movimento: a noção de movimento em música na primeira das Zehn Stücke für Bläserquintett de György Ligeti

Autores

  • Guilherme Bertissolo Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v9i2.34318

Palavras-chave:

Movimento em Música, Processos composicionais, György Ligeti

Resumo

Esse artigo visa apresentar as estratégias composicionais aplicadas para a criação de movimento e plasticidade na composição da primeira das Zehn Stücke für Bläserquintett1 de György Ligeti. Após uma pequena contextualização histórica sobre a sua composição, apresentamos alguns elementos de recorrência e transformação, bem como estratégias de neutralização de aspectos musicais tradicionais, tais como melodia, consonância, métrica, condução de vozes, entre outros.

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Biografia do Autor

Guilherme Bertissolo, Universidade Federal da Bahia

Gompositor e violonista, Mestrando em Composição pelo PPGMUS da UFBa

Publicado

2009-02-07

Edição

Seção

Artigos