Propondo um Modelo para Acompanhamento do Processo Composicional
DOI:
https://doi.org/10.9771/ictus.v11i1.34350Palavras-chave:
Composição Musical, Processo Composicional, Design Composicional, Modelo, Princípios, Metas, Técnicas, Materiais, Idéias, Resultados, Top-Down, Bottom-Up, Lindembergue CardosoResumo
O presente artigo tece comentários iniciais a respeito de dificuldades inerentes à investigação do processo criativo em Música. Entre outros fatores, isso se deveu a uma conseqüência histórica, onde a prática composicional se pulverizou em miríades de linguagens próprias. Frente a tal diversidade, verificamos que se justificava a necessidade de uma ferramenta/modelo para acessar o volume de informação, peculiar ao expandido campo da Composição. Propusemos então, um modelo para auxílio na varredura desse campo, viabilizando um enfoque global da prática e resultando também numa maior ingerência sobre possíveis percursos envolvidos no processo composicional. Por fim, direcionamos o leitor para uma aplicação do modelo, na forma de mapa mental, utilizado na confecção do memorial de Opus Super Rotam, para conjunto de câmara (2006), composição de nossa autoria.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-09-14
Edição
Seção
Convidados