Paradigma Neurocientífico na Pesquisa sobre necessidades complexas de Ensino em Música - Ensaio teórico

Autores

  • Cristiano Severo Figueiró UFBA, Brasil
  • Ana Clara Bonini-Rocha

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v8i1.34359

Palavras-chave:

cognição musical, neurocognição

Resumo

O presente artigo é um ensaio teórico que pretende abordar uma questão emergente nas últimas décadas: a análise e compreensão do comportamento do sistema nervoso durante o processo de aprendizado musical. Essa questão não pretende concorrer com as outras questões da área de pesquisa em ensino, mas instrumentalizar o músico-educador com aspectos relevantes da neurociência cognitiva aplicada ao ensino da prática musical. O objetivo é contribuir com estratégias de ensino-aprendizagem de habilidades nas áreas envolvidas com o comportamento musical. Professores seriam beneficiados se desenvolvessem capacidades e adquirissem competência para manipular instrumentos metodológicos de coleta e análise de dados, utilizados para avaliar qualitativa e quantitativamente um evento musical. Conhecendo a base neurofisiológica do comportamento motor ensinado, os músicos, nas diversas áreas do seu fazer - educação musical, musicoterapia e composição - poderiam relacioná-la às dificuldades encontradas durante o processo de ensino-aprendizagem, melhorando a compreensão sobre sua prática e demandas profissionais e acadêmicas.

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