Fundamentos Pedagógicos de um Curso de Licenciatura em Música EAD

Autores

  • Helena Müller de Souza Nunes UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v12i1.34365

Palavras-chave:

Música, Informática em Música, Educação Musical

Resumo

A pergunta motivadora deste texto sobre a Proposta Musicopedagógica CDG é: que referenciais podem nos conduzir pelos caminhos de um curso de Licenciatura em Música EAD? Apresenta-se neste texto o Modelo CDG, cuja base teórica tem balizado processos de formação de professores de Música no âmbito do curso Licenciatura em Música modalidade EAD da UFRGS e Universidades Parceiras, vinculado ao Programa Pró-Licenciaturas do MEC, como uma das possibilidades de resposta, entendendo-o como modelo capaz de apoiar esforços necessários ao novo momento de obrigatoriedade do ensino de Música nas escolas de Educação Básica. Embora imerso em tecnologias, o modelo CDG coloca o ser humano, capaz de investir no conhecimento corajoso de si mesmo e no relacionamento harmonioso com os demais, no centro de sua própria hélice propulsora de desenvolvimento.

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Biografia do Autor

Helena Müller de Souza Nunes, UFRGS

Professora Associada, no curso Licenciatura em Música do Departamento de Música do Instituto de Artes da UFRGS.

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Publicado

2011-10-10

Edição

Seção

Artigos