Levantamento dos Aspectos Recorrentes na Disciplina de Percepção Musical no Ensino Superior no Brasil

Autores

  • Larissa Martins de Lima ufba

DOI:

https://doi.org/10.9771/ictus.v12i1.34368

Palavras-chave:

Educação Musical, Percepção Musical, Práticas pedagógicas.

Resumo

A revisão de literatura aponta para um conjunto de elementos que caracterizam a disciplina de percepção musical no ensino superior no Brasil, no que se refere tanto ao perfil das turmas quanto às práticas pedagógicas adotadas pelos professores. A freqüência com que são relatados na bibliografia levou esses elementos a serem encarados neste artigo como ‘aspectos recorrentes’. Assim, este artigo apresenta os aspectos recorrentes identificados nas turmas de percepção musical, e também os aspectos recorrentes identificados nas práticas pedagógicas adotadas pelos professores, destacando o que pensam os pesquisadores sobre esses elementos. Articular esses aspectos com algumas discussões pertinentes à área de Educação tem por finalidade localizar a dinâmica do ensino de percepção musical dentro de uma concepção de ensino que predominantemente rege as relações em sala de aula. Essas referências comparecem neste estudo com o intuito de compreender os pilares sobre os quais foram erigidas as práticas pedagógicas adotadas em percepção musical. Uma reflexão sobre esses elementos pode trazer novas perspectivas para a disciplina.

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Biografia do Autor

Larissa Martins de Lima, ufba

Mestre em Execução Musical pelo Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA, cursando o Doutorado em Educação Musical pela mesma instituição com auxílio CAPES.

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Publicado

2011-10-10

Edição

Seção

Artigos